Estimativa de PIB capixaba fica estável em 2019
Publicado em 27/03/2020 às 17:49
O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo registrou estabilidade, apresentando variação nula (0,0%) no acumulado de 2019, quando comparado ao ano anterior. A principal contribuição negativa foi da Indústria, que recuou -15,7% no período, compensada pelas altas no Comércio Varejista Ampliado (+5,2%) e no setor de Serviços (+1,0%).
Os dados constam no Indicador Trimestral de PIB referente ao 4º Trimestre de 2019, apresentados nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em live no Instagram. Trata-se de uma estimativa de PIB calculada trimestralmente pelo IJSN, de modo a anteceder o PIB anual, cujos resultados apresentam defasagem de dois anos. O cálculo do PIB Estadual é realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A atividade econômica capixaba ficou praticamente estável no 4º trimestre de 2019 em todas as medidas de desempenho consideradas. Nas comparações que abrangem um horizonte de tempo mais curto, o PIB estadual registrou uma ligeira retração, com taxa de -0,4% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior e -0,3% no confronto entre trimestres consecutivos. Os resultados seguiram a tendência do 3º trimestre de 2019, que acumulava variação de +0,1% acumulado no ano.
“Entre os fatores que contribuíram para este resultado podemos citar os desdobramentos e o efeito do rompimento barragem de Brumadinho, no começo do ano, que contribuiu para a queda da indústria, a reestruturação empresarial no setor de celulose e a queda do preço, além da maturação dos campos de petróleo. Mas por outro lado, temos resultados que contribuíram para elevar o crescimento do Estado, como o comércio, serviços e a construção civil”, destacou o diretor-presidente do IJSN, Luiz Paulo Vellozo Lucas.
Tanto a Indústria Extrativa quanto a de Transformação registraram quedas de -21,1% e -10,3%, respectivamente. De outro lado, a contribuição positiva do Comércio varejista ampliado (+5,2%) foi puxada pelo crescimento no Varejo restrito (4,7%) e por Veículos, motocicletas, partes e peças (+7,9%). Nos Serviços, a alta de +1,0% no ano foi decorrente dos Serviços prestados às famílias (+6,9%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios (+3,4%). Já na Agricultura, cinco das principais culturas capixabas apresentaram retração, e as outras cinco, expansão: Café Conilon (+8,1%), Café Arábica (-31,7%), Pimenta-do-reino (+4,0%), Tomate (-3,1%), Banana (-1,2%), Mamão (+13,8%), Cana-de-açúcar (-10,0%), Cacau (+7,1%), Coco (-2,6%) e Abacaxi (+9,3%).
Com os resultados, a estimativa do PIB nominal do Estado do Espírito Santo no quarto trimestre de 2019, em valores correntes, foi de R$ 30,9 bilhões. Em valores acumulados dos últimos quatro trimestres, o PIB nominal totalizou R$ 124,3 bilhões, maior valor da série histórica.