Governador Renato Casagrande determina o fechamento de comércios no Estado
Publicado em 20/03/2020 às 19:01
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, na tarde desta sexta-feira (20), mais uma medida com o intuito de proteger a população capixaba do contágio do coronavírus (Covid-19). A partir deste sábado (21), todos os comércios em território capixaba terão que ficar fechados pelos próximos 15 dias.
Apenas farmácias, supermercados, padarias, alimentação e cuidados animais, postos de combustíveis, conveniência e feiras livres poderão permanecer abertos. Restaurantes e lanchonetes só poderão funcionar até às 16 horas, essa e outras medidas serão publicadas no Diário Oficial do Estado deste sábado (21).
Na noite de ontem (19), outras medidas já haviam sido anunciadas pelo governador. Por meio de um decreto, Casagrande proibiu, a partir desta sexta-feira (20), a entrada de pessoas acima de 60 anos e pessoas que se enquadram no grupo de risco, como portadoras de diabetes e de doenças crônicas, a entrarem nas dependências das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa).
“Essa determinação vale para quem vende e para quem compra as mercadorias. A intenção é aliviar e diminuir o risco de contágio do coronavírus (Covid-19), já que há um fluxo de muitas pessoas do Estado e do Brasil na Ceasa”, reforçou o governador.
A determinação do governador vale também para as feiras livres em todo o Espírito Santo. Entretanto, o governador reforça que é preciso a colaboração de todos. “No mundo todo é comum as pessoas irem às feiras, não tem como impedirmos as pessoas de fazerem suas compras nesses locais, mas precisamos adotar medidas como esta”.
Outro anúncio foi que os parques estaduais e municiais serão fechados a partir desta sexta-feira. Entram na lista o Parque Estadual da Pedra Azul, Parque Estadual Paulo César Vinha, Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, Parque Estadual de Itaúnas, Parque Estadual do Forno Grande e o Parque Estadual de Mata das Flores.
“Queremos forçar as pessoas que não saiam de suas casas. Além de não irem aos parques, também pedimos para que não frequentem as praias”, disse o governador. Já os usuários da Cesan cadastrados em programas de baixa renda, não serão cobrados nos meses de março e abril. Também não haverá corte de água para os inadimplentes durante os próximos 30 dias.