Ministério Público Federal recomenda que cidadãos mantenham o distanciamento social

Publicado em 20/03/2020 às 18:49

Compartilhe

Devido ao risco de contaminação pelo coronavírus (Covid-19), o Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) recomendou ao Estado e a todos os municípios capixabas que não promovam, não permitam e não participem de aglomerações de quaisquer espécies (profissional, religiosa, de lazer, entre outras) ou reuniões presenciais, ressalvados apenas os profissionais de saúde, por motivo de força maior.

Além disso, a recomendação também é direcionada a todos os cidadãos, para que não promovam e não participem de aglomerações de quaisquer espécies ou reuniões presenciais, ressalvados também apenas os profissionais de saúde.

Segundo o comunicado do MPF/ES, a recomendação faz-se necessária uma vez que, até o momento, o distanciamento social é a medida mais adequada e efetiva – senão a única – para o enfrentamento da pandemia do Covid-19, em razão do altíssimo grau de contágio do novo coronavírus. Ou seja, não basta que apenas uma parcela da sociedade adote as medidas de combate ao vírus, já que a adoção parcial significa incremento substancial do risco em prejuízo de todos.

O MPF/ES adverte que o descumprimento da recomendação implicará na adoção das providências cabíveis, inclusive responsabilização civil e penal dos envolvidos. “Mais que isso, o MPF/ES roga aos agentes públicos e a toda a sociedade espírito-santense que acatem o quanto recomendado, sob pena de coletiva e individualmente experimentarmos penas muito mais graves que aquelas legalmente previstas”, diz o documento.

A recomendação foi assinada no dia 20 de março pela procuradora Regional dos Direitos do Cidadão no ES, Elisandra de Oliveira Olímpio; e pelos procuradores da República Alexandre Senra e Paulo Henrique Trazzi.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral