Menos de dez por cento das ferragens enferrujadas são carregadas por carreta em Marechal Floriano
Publicado em 21/02/2020 às 11:19
Uma carreta que transportaria parte importante das ferragens abandonadas há anos pela ferrovia ao lado da antiga residência dos servidores da antiga Leopoldina em Marechal Floriano seguiu ontem com destino a Santa Catarina com carga mínima. Ela transportaria uma grande quantidade de placas metálicas usadas na linha dos trens e o fato não aconteceu.
Uma retroescavadeira que viria apoiar o carregamento e adiantar o serviço de transferência do material para a carroceria da carreta, não compareceu ao local do embarque. O veículo não amanheceu no local do embarque dos ferros. Possivelmente viajou para o Sul com o mínimo de carregamento realizado por apenas dois homens e manualmente.
Na manhã desta sexta-feira (21) os mesmos moradores de Marechal Floriano que ficaram contentes com a atitude da ferrovia, ficaram pasmos ao verem quase todos os milhares de chapas metálicas ainda no mesmo local, onde permanecem sob chuva e sol, e já estão cobertas de ferrugem.
Para o servidor público José Maria Henrique, a retirada total das chapas de ferro enferrujadas seria interessante para Marechal Floriano e não somente de parte do quantitativo como aconteceu. “Dois homens carregando uma carreta não tiveram a mínima condição de trabalhar com as mãos transportando o material coberto de ferrugem sob o sol forte”, disse.
O comerciante Eduardo Andrade, afirmou que com a limpeza daquele local o centro de Marechal Floriano retornaria ao aspecto natural, já que as ferragens abandonadas impedem a mostra da beleza do verde naquele trecho. “Quando vi apenas dois homens trabalhando para encher a carroceria da carreta deduzi que eles não suportariam o serviço na totalidade e, por isso, carregaram um pouco e abandonaram as chapas enferrujadas, enquanto a carreta saía vazia”.
O autônomo José Mario Fardin defende a limpeza total do trecho no centro da cidade onde a beleza natural perde qualidade para as chapas de metal enferrujadas. “Gostaria que ontem houvesse a presença de uma retroescavadeira para auxiliar o trabalho de dois servidores que molharam a camisa e conseguiram pouco resultado no árduo trabalho de transportar nas mãos as chamas sob sol forte”.