Crianças plantam árvores para recuperar nascente que deságua no Rio Jucu

Publicado em 14/12/2019 às 13:16

Compartilhe

Pequenos pomeranos de Alto Tijuco Preto, em Domingos Martins, se divertiram com uma ação do Projeto Uruçu Capixaba. Na manhã de ontem (13), meninos e meninas de 4 aos 11 anos assistiram atentamente a uma palestra do engenheiro florestal Guilherme Diniz, que falou sobre a importância das abelhas e do trabalho de polinização que elas fazem, auxiliando na preservação e manutenção da mata local.

Através do processo de conscientização e plantio de mudas ao redor de uma nascente, as crianças aprenderam a conservar o meio ambiente e cuidar melhor do futuro da terra que se dedicam. A nascente que recebeu o plantio das árvores passa pelo terreno de uma professora, e faz parte dos canais que abastecem o Rio Jucu, responsável por pelo menos 25% do abastecimento de todo o Espírito Santo.

“Na minha casa, a minha mãe põe fogo nas abelhas, mas ensinaram hoje que não pode, porque as abelhas são do bem”, contou a pequena Ana Paula Knack Schnder, de 6 anos. A garotinha também plantou mudas de árvores no terreno da professora Vanice Borghardt, que fica ao lado da escola. O terreno também é usado pelas crianças ara a elas fazerem educação física, recreio e brincarem nos fins de semana.

Criancas plantam arvores para recuperar nascente que desagua no Rio Jucu 02Todas as crianças da região, além de estudarem, também ajudam os pais na lavoura e se sentem orgulhosas das atividades do campo, onde plantam morango, café, milho, tomate, pimenta, repolho e, agora, aprenderam sobre a importância de reflorestar as áreas de nascentes.

Uruçu Capixaba

O projeto Uruçu Capixaba é realizado no Espírito Santo pelo Instituto Brasileiro do Mar (Ibramar). O projeto atua com a restauração ecológica de 30 hectares e a educação ambiental, visando à valoração dos serviços ecossistêmicos no desempenho de florestas plantadas e fixação do carbono. Além disso, contribui para a proteção e redução do risco de extinção da Melipona capixaba, espécie de abelha sem ferrão, endêmica da região e de grande importância para polinização.

O projeto já plantou aproximadamente 8.000 mudas de espécies nativas e ameaçadas de extinção da Mata Atlântica, repovoamento da abelha Uruçu Capixaba, também ameaçada de extinção e vem atuando em diferentes ações de educação ambiental junto às escolas e comunidade rural do município de Domingos Martins.

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas