Seag retoma ações do Comitê Gestor da Cadeia Produtiva do Cacau no Estado

Publicado em 08/12/2019 às 11:10

Compartilhe

O cenário da cadeia produtiva do cacau e as estratégias para o desenvolvimento do setor foram discutidas durante reunião na Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), nesta terça-feira (03). O objetivo é fomentar as ações do comitê gestor para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da cultura do cacau no Estado do Espírito Santo.

O comitê agrupa representantes de diversas instituições que apresentam ações neste setor e é responsável pela aplicação de medidas centradas em uma mesma informação que podem dinamizar esta cadeia produtiva.

“Estamos retomando as ações e queremos mostrar que o cacau é economicamente viável para a nossa realidade, podendo tornar-se uma fonte de trabalho e renda. Estamos discutindo e propondo ações no âmbito do cooperativismo, da pesquisa, da assistência técnica e transferência de tecnologia, do processamento e do mercado interno e externo, além de ações de interesse do setor que possam beneficiar os cacauicultores”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.

A atividade está distribuída em 42 municípios do Estado, totalizando uma área de aproximadamente 17 mil hectares, sendo Linhares o maior município produtor. Essa atividade já se destacou durante muitos anos, levando o Espírito Santo a ser reconhecido como grande produtor de amêndoas, chegando a produzir 12 mil toneladas/ano com uma produtividade de 35 arrobas/hectare.

“A cultura do cacau é de grande importância para o Espírito Santo, pois é a segunda atividade frutícola que apresenta maior área plantada em seu território, abrangendo um arranjo produtivo bastante diversificado e um forte componente ambiental”, afirmou o coordenador de projetos da Seag, Ederaldo Panceri Flegler.

Para o presidente da Associação do Cacauicultores do Estado do Espírito Santo (Acau), Mauro Rossoni, o comitê gestor do cacau é a principal ferramenta de discussão do setor. “Parabenizo a Seag e o Governo do Estado pela retomada dessas ações que são de extrema importância para debatermos assuntos relevantes para toda cadeia. Nosso objetivo junto aos parceiros é fazer um trabalho mais dinâmico e participativo”, disse.

Também participaram da reunião o subsecretário de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável, Michel Tesch, e representantes do Instituto Capixaba de pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes), Sistema OCB-ES e Fosemag, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Colatina e Associação do Cacauicultores do Estado do Espírito Santo (Acau).

Veja também

café -julio huber

Incaper leva ao Prointec orientações em fruticultura, pecuária e cafeicultura de montanha

Imagem do WhatsApp de 2025-12-08 à(s) 11.31.49_e8e943c5

Festa da Penha 2026 divulga programação com mais de 40 missas, 14 romarias e shows de Eliana Ribeiro e Thiago Brado

carro sendo abastecido - freepik

Sefaz realiza 21 bloqueios preventivos no setor de combustíveis no segundo semestre de 2025

ciclone_regioes

Ciclone extratropical no Sul e nova frente fria elevam risco de temporais no Sudeste

HQF_0641-1

Governo do Estado lança pacote de editais do DER-ES com mais de R$ 930 milhões em investimentos

Imagem do WhatsApp de 2025-12-09 à(s) 08.10.12_99347c5f

Acidente na BR-262 deixa motorista morto em Marechal Floriano

IMG_2391

Governo do Estado anuncia investimentos em infraestrutura rural e contenção de encostas em João Neiva

casa branca -freepik

EUA reafirmam Doutrina Monroe e buscam reforçar influência no Hemisfério Ocidental