Projeto recicla material escolar para estudantes que não podem comprar

Publicado em 28/09/2019 às 12:22

Compartilhe

A compra de material escolar é necessária para que os estudantes possam desenvolver as atividades escolares. Mas, algumas famílias enfrentam dificuldades para adquirir os materiais necessários. E foi pensando nisso, que uma moradora de Marechal Floriano recicla cadernos e outros materiais escolares que encontra nos lixos.

A moradora do centro de Marechal Floriano, Renata Raquel Schaeffer, 30 anos, é trabalhadora autônoma e responsável pelo projeto. Ela conta que via cadernos bons e outros materiais escolares jogados nas lixeiras. Antes de o lixo ser recolhido pelo caminhão apropriado, Renata começou a coletar o que encontrava e, tudo que fosse possível ser reciclado e restaurado, era e ainda é feito por ela, um a um. “Me parte o coração ver tanta coisa boa jogada fora”, comentou Renata.

O material é restaurado e kits são entregues para crianças carentes de Marechal Floriano, Afonso Cláudio e Domingos Martins. Diretores escolares informam Renata acerca da necessidade desta ajuda. Ela contou que recentemente também doou cadernos à Pestalozzi, de Marechal Floriano. Mais de 600 cadernos já foram arrecadados e 221 montados. Doadores também contribuem para que o projeto aconteça.

Cadernos com poucas folhas utilizadas ou até mesmo, somente as capas dos mesmos, passam por uma transformação. Em espiral ou brochura, cada caderno transformado passa a ter 96 folhas. A maioria tem até decalques para alegrar a criançada. Às vezes, quem doa um caderno,não o reconhece ao final da reciclagem.

Renata conta que tudo começou em 2017. “Eu ouvia histórias da realidade de muitas crianças que não possuíam material escolar. Então, quando minha filha finalizou o ano só com metade dos cadernos usados, foi que tive a ideia”, contou. Ela pediu ajuda e a compartilhou nas redes sociais. Em um mês conseguiu kits de material básico para nove crianças.

Dependendo das séries, cada kit contém: uma mochila (que também passou pelo processo de limpeza e restauração), cinco cadernos com 96 folhas cada, um caderno pequeno, um caderno de desenho, 12 lápis de cor, cola, borracha, apontador, tesoura, três lápis de escrever, régua, bolsinha, pasta com elástico e pasta catálogo, de 50 folhas. As borrachas e os lápis são novos, pois existem doadores específicos para este tipo de donativo.

A cada dia mais pessoas se juntam a ela, como Selma de Nadai Lencke, que sempre está junto ao projeto. A professora de matemática Joyce Maria Herbst Kuster, 36, é uma das mães que também já ajudaram Renata. “Acho muito bonito e importante o que ela faz por essas famílias carentes. São poucas as pessoas que se importam com esse tipo de situação”, disse Joyce.

“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”. Esse é o lema de Renata, que aprendeu com os pais a se importar com o ser humano e a dividir o que tem. E essa lição ela já ensinou para a filha, denove anos.

Recebimento de materiais – Renata já iniciou a arrecadação de materiais para uma nova campanha. Dezenas de alunos de uma escola de Marechal Floriano serão os primeiros a serem beneficiados no final de ano.

“Nem todo o material doado às crianças é proveniente de reciclagem. Lápis de cor, borracha, cola e outros materiais são comprados com a ajuda de colaboradores. Se 100 pessoas doarem R$ 22,00 cada, conseguiremos montar kits para dezenas de crianças com esses materiais que precisam ser adquiridos”, explicou.

Renata deixou seu telefone para os que quiserem contribuir com doação de materiais usados ou com dinheiro para a aquisição dos produtos novos e a organização de mais kits. O telefone dela é: (27) 99979-6913.

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos