Dia da Árvore: alunos de Domingos Martins aprendem importância das abelhas para o reflorestamento

Publicado em 20/09/2019 às 19:00

Compartilhe

Comemorado no próximo dia 21, o Dia da Árvore visa a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. E para conscientizar os jovens cidadãos, a equipe do Projeto Uruçu Capixaba promoveu um ciclo de palestras para alunos da Rede Municipal de Ensino de Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo.

Dia da Árvore alunos de Domingos Martins aprendem importância das abelhas para o reflorestamentoMostrando para as futuras gerações a importância das árvores, a cobertura florestal na manutenção e recuperação das nascentes e rios, a equipe do Uruçu Capixaba apresentou uma aliada forte no processo de recuperação das matas: as abelhas! “As ações de prevenção precisam ser constantes para que tenhamos sempre um ecossistema interagindo de forma harmoniosa e nada melhor do que contar com um aliado natural, as abelhas que tem um forte poder de polinização”, comentou o engenheiro florestal Guilherme Diniz.

Com alunos entre 4 e 11 anos, a Escola Municipal Pluridocente De Ensino Fundamental Fazenda Alberto Bringer (EMPEF), recebeu a palestra que teve como tema “O dia da árvore e conservação de abelhas”. Já na Escola Fazenda Germano Shwanz, os alunos aprenderam sobre a importância das abelhas para o meio ambiente, na polinização de sistemas agrícolas e florestas nativas, assim como os efeitos dos agrotóxicos em sua populações.

Dia da Árvore alunos de Domingos Martins aprendem importância das abelhas para o reflorestamento 2Ao final das palestras os estudantes são estimulados a fazer um desenho que representava os entendimentos sobre os assuntos abordados na apresentação.

“A Mata Atlântica é um dos sistemas mais explorados e devastados pela ocupação humana, onde cerca de 70% da população brasileira vive em território onde antes havia esse tipo de cobertura. Aqui no Espírito Santo, o desflorestamento passou de 5 hectares em 2017 para 19 hectares em 2018, quase quatro vezes mais, restando apenas cerca de 10% do território capixaba com esse ecossistema. Por isso temos que educar nossas crianças desde bem cedo, para que aprendam como preservar, proteger e os perigos do uso indiscriminado de agrotóxico na zona rural”, finalizou Diniz.

Projeto Uruçu Capixaba

O projeto Uruçu Capixaba é realizado no estado do Espírito Santo, pelo Ibramar – Instituto Brasileiro do Mar. O projeto atua com a restauração ecológica de 30 hectares e a educação ambiental, visando à valoração dos serviços ecossistêmicos no desempenho de florestas plantadas e fixação do carbono. Além disso, contribui para a proteção e redução do risco de extinção da Melipona capixaba, espécie de abelha sem ferrão, endêmica da região e de grande importância para polinização. O projeto já plantou aproximadamente 8.000 mudas de espécies nativas e ameaçadas de extinção da Mata Atlântica, repovoamento da abelha Uruçu Capixaba, também ameaçada de extinção e vem atuando em diferentes ações de educação ambiental junto as escolas e comunidade rural do município de Domingos Martins.

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos