Conselho de Desenvolvimento da Região Serrana será formado na próxima sexta-feira

Publicado em 26/06/2019 às 15:02

Compartilhe

O Conselho Regional de Desenvolvimento será implementado em mais uma microrregião capixaba. Na próxima sexta-feira (28), será a vez dos municípios que compõem a microrregião Sudoeste Serrana escolherem seus representantes. O evento será realizado no auditório do Ifes – Campus Venda Nova, a partir das 9h. Integrarão o conselho os municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante.

A metodologia para a criação do Plano Regional de Desenvolvimento estabelece que o conselho será formado por representantes das prefeituras, do Poder Legislativo, do setor produtivo, das entidades locais e das organizações da sociedade civil.

Durante o evento, serão apresentados os objetivos do Plano Regional de Desenvolvimento, além dos potenciais da microrregião. Ao todo, nove conselhos serão instalados até o mês de setembro. Em maio, dois conselhos foram instalados, contemplando as microrregiões central e litoral sul. Neste mês de junho foi criado o conselho do Caparaó. Posteriormente serão instituídos os conselhos das microrregiões central serrana, Rio Doce, centro oeste, nordeste e noroeste.

Na Grande Vitória, as ações serão realizadas pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), que reúne os sete municípios que compõem a região – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão.

Plano Regional de Desenvolvimento

O Plano Regional de Desenvolvimento foi lançado pelo Governo do Estado no dia 10 de abril, em Cachoeiro de Itapemirim. O coordenador executivo do Plano, o subsecretário Paulo Menegueli, explica que o objetivo dos conselhos é criar um ambiente de articulação e integração de interesses das microrregiões a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área e buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.

O Plano de Desenvolvimento Regional conta com a gestão conjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

A política de desenvolvimento regional terá como diretriz o equilíbrio do desenvolvimento em todo Estado, buscando potencializar os arranjos produtivos existentes e gerar novas oportunidades. A ação de governo se orientará pela busca do equilíbrio e contemplará ações bem estruturadas, focadas na busca de investidores capazes de consolidar ou adensar cadeias produtivas já existentes.

Veja também

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos