Mais de 1,5 mil embalagens de agrotóxicos são recolhidas em Brejetuba

Publicado em 04/05/2019 às 17:35

Compartilhe

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participou, nesta terça-feira (30), da “Operação Campo Limpo”, promovida pela Prefeitura Municipal de Brejetuba. Juntamente com as demais instituições parceiras, foram recolhidas, aproximadamente, 1.500 embalagens vazias de agrotóxicos de propriedades rurais no distrito de São Jorge.

O engenheiro-agrônomo do Idaf Jonnyr Moreira explica que, após o uso do agrotóxico, as embalagens devem, obrigatoriamente, ser devolvidas no estabelecimento comercial onde foram adquiridas. “Durante essas ações, os produtores têm a oportunidade de entregar em um ponto de coleta instalado especialmente para essa finalidade, entretanto, as lojas que comercializam esses produtos são cadastradas junto ao Idaf e têm por obrigação receber as embalagens e entregar o comprovante de devolução ao usuário, que deverá guardá-lo por um ano para fins de fiscalização”, orientou Moreira.

Mais de 1 5 mil embalagens de agrotoxicos sao recolhidas em Brejetuba 03Quando deixadas no campo após o uso, as embalagens vazias podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, uma vez que os resíduos de agrotóxicos podem contaminar os solos e os recursos hídricos, assim como provocar intoxicações nos seres humanos e animais. Pela legislação, o prazo para devolução é de um ano após a compra, mas a orientação é que as embalagens sejam devolvidas assim que o produto for completamente utilizado.

A destinação adequada do material recolhido caberá à Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Espírito Santo (Assoagres), que realizará os procedimentos necessários, dentro das normas técnicas, para evitar contaminações.

Apoio

Mais de 1 5 mil embalagens de agrotoxicos sao recolhidas em Brejetuba 02Além do Idaf e da prefeitura, a “Operação Campo Limpo” em Brejetuba contou com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), da Assoagres, da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (Coocafé) e da Nutriagro.

Recolhimento de embalagens no ES

No Espírito Santo, foram destinadas, nos quatro primeiros meses de 2019, em torno de 126 toneladas de embalagens de agrotóxicos, segundo dados da Assoagres. A expectativa da instituição é que, até o final deste ano, sejam devolvidas em torno de 400 toneladas.

A fiscalização no Estado, quanto à devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas, é de responsabilidade do Idaf. Cabe ao órgão verificar junto às propriedades rurais, dentre outras questões, os agrotóxicos utilizados e sua condição de armazenamento e a correta destinação final das embalagens vazias.

Veja também

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas