Estado vai adotar processo digital para substituir papel na administração pública

Publicado em 20/04/2019 às 14:52

Compartilhe

O governador e a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, assinaram, nesta quinta-feira (18), o decreto que institui o Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos (e-Docs). O sistema tem como objetivo substituir o uso do papel por documentos digitais no âmbito da Administração Pública Estadual. O decreto será publicado na edição do Diário Oficial do Estado da próxima segunda-feira (22).

A partir da publicação, o sistema já estará disponível para todos os órgãos aderirem. A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) definirá o calendário de implementação do e-Docs, que deverá ser feita em todo o Poder Executivo Estadual no período máximo de dois anos. Para o governador a iniciativa tornará mais ágil, eficiente e transparente a gestão de documentos e processos administrativos no âmbito do Poder Executivo Estadual.

“Mais um passo que estamos dando em direção a um Governo tenha a inovação como premissa, para que a gestão esteja à disposição da população. A gente tem um objetivo claro que é ir caminhando, nos próximos dois anos, para que tenhamos todos os processos internos do Governo de forma digital. Será um passo adiante. Precisamos ter todos os servidores envolvidos dentro dessa cultura digital, pois além de economia, irá facilitar o trabalho”, afirmou.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

A secretária Lenise Loureiro destacou que a implantação do processo eletrônico no Estado é uma utilização eficiente dos recursos públicos e, também, um olhar atento ao servidor. “A eliminação do papel proporciona ganho de produtividade, otimização dos fluxos de trabalho, facilidade de acesso às informações e agilidade na geração e distribuição de dados digitais. O servidor sai ganhando e o cidadão também, uma vez que poderá ter mais celeridade na prestação de serviço oferecida pelo Estado”, disse.

Segundo levantamentos feitos pela equipe de implementação do sistema, que já está fase de implantação, o Estado gasta mais de 500 folhas de papel por minuto. Além da economia gerada com a eliminação do papel, os custos indiretos como transporte de documentos, toners e armazenamento serão drasticamente reduzidos.

A Seger é a gestora do sistema desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). Essa iniciativa conta com a parceria do Arquivo Público Estadual e da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), com a participação dos demais órgãos estaduais. Estiveram presentes na solenidade de assinatura do decreto, a vice-governadora Jaqueline Moraes, o secretário de Governo, Tyago Hoffman e o diretor presidente do Prodest, Tasso Lugon.

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos