Rua sem água tratada em Marechal Floriano
Publicado em 19/02/2019 às 11:39
Tomar banho com latas de água procedentes de outras residências ou das chuvas, simplesmente passar a tarde sem se aproximar do chuveiro, da cozinha e dos compartimentos onde a água é o mais importante e necessário na casa. Essa é a atual vida que leva a maioria dos moradores da Rua Sebastião Francisco Penha, em Marechal Floriano.
Esporadicamente a água retorna aos reservatórios como nesta segunda-feira (18). Mas, desde terça-feira anterior, nenhuma gota do líquido precioso caiu nas caixas de água. Muitas pessoas pensam até em deixar o local e residir em outro bairro. A Coordenadoria Empresarial da CESAN informou que nesta terça-feira (19) será executada uma nova interligação na rede local para a melhoria do abastecimento.
Um dos moradores, Marildo Gonçalves Pereira, disse que a sua esposa não lavou a roupa de casa na última semana por falta de água e os tonéis que ficam à espera da chuva são a salvação no momento do banho.
“Para a cozinha todos os moradores improvisam usando água comprada nos supermercados e comerciantes deste setor, mas para lavar os pratos, temos de buscar longe”, disse, e lembrou que o “banho de gato” é a saída para quem não tem água em casa. “Pegamos a água da chuva no tonel no quintal e aproveitamos para tomar banho”, disse.
Uma produção de pizzas na Rua Sebastião Francisco Penha parou de funcionar devido a situação. A proprietária afirma que a clientela não está satisfeita, mas foi a única alternativa encontrada. “Como lavarei os materiais usados, para a limpeza do forno e outros serviços?”, questionou o produtor da iguaria italiana.