Milho capixaba pode chegar a Angola

Publicado em 10/02/2019 às 12:27

Compartilhe

As sementes de milho desenvolvidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) podem atravessar o Oceano Atlântico e chegar a Angola, na África. Uma comitiva angolana esteve no Instituto para conhecer mais a respeito dos trabalhos realizados pelo Incaper com as variedades.

“O Brasil é referência em agricultura, e se enquadra bem no projeto que temos para Angola. Pesquisamos bastante, e verificamos que a maior referência sempre foi vosso Instituto” disse Godinho Santos, da empresa angolana Kaq Trading.

A comitiva veio representando o setor de importação e exportação de alimentos. “Muito do que a gente importa, pode produzir em Angola. Mas não queremos fazer compra errada: queremos adquirir as sementes que estejam adequadas para nosso solo e clima. Viemos em busca de orientações”, disse Carlos José Cateco, diretor-geral da empresa angolana Vankaite Lda.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

A empresa demonstrou o interesse em adquirir sementes de milho desenvolvidas pelo Incaper para plantio em Angola. “A estratégia de se utilizar milho para a produção em grande escala tem que ser pensada”, pontuou o pesquisador do Incaper José Aires Ventura, ao explicar as diferenças técnicas entre as variedades desenvolvidas pelo Incaper, voltadas para a agricultura familiar, e os híbridos de milho disponíveis em larga escala no mercado.

Também participaram do encontro o consultor financeiro Paulo Costa, o administrador Bruno Alexandre Monteiro, e Neide Lima, da Fundação João Mangabeira. Do Incaper, participaram o gerente de pesquisa, Luiz Carlos Prezotti, a gerente de assistência técnica e extensão rural, Jaqueline Sanz, a gerente de transferência de tecnologia e conhecimento, Sheila Posse, e o pesquisador José Aires Ventura, que é angolano, além do diretor-presidente Antônio Carlos Machado.

Durante o encontro, a pesquisadora do Incaper Sheila Posse aceitou ser a interlocutora do grupo, para intermediar o diálogo entre o Incaper e a comitiva de Angola, a fim de que seja firmado um termo de cooperação técnica entre as instituições. “A Sheila faz a interlocução técnica e nós cuidados na interlocução com o Governo. Estamos à disposição para ajudar Angola produzir alimentos” pontuou o presidente do Incaper.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral