Escola desenvolve projeto de higiene com crianças em Venda Nova do Imigrante

Publicado em 31/12/2018 às 11:36

Compartilhe

Ao longo do ano letivo, a EMEI Jardim Camargo, em Venda Nova do Imigrante, levou para bebês e crianças outros olhares e cuidados com a saúde do corpo. De julho a setembro, mais de 30 alunos foram conscientizados sobre atitudes saudáveis para terem mais autonomia com a higiene pessoal. Um banheiro em miniatura foi construído em uma das salas da instituição para facilitar o aprendizado dos pequenos estudantes.

Escola desenvolve projeto de higiene com crianças em Venda Nova do Imigrante 2A iniciativa da escola teve uma sala como palco para as atividades do projeto. Foram montados brinquedos, como uma pequena pia, box com chuveiro, vaso, armário com escovas e utensílios de limpeza. Lá, os alunos de seis meses a menores que quatro anos de idade tiveram a oportunidade de cuidar, eles mesmos, da sua própria higiene. Puderam vivenciar, brincar e praticar os cuidados com o corpo, ensinados em casa e reforçados na escola.

O objetivo do projeto foi intensificar atitudes como lavar as mãozinhas e escovar os dentes. As atividades foram adaptadas para bebês e crianças e se expandiram para o ambiente familiar. “Pensamos em um projeto em que a criança pudesse aprender cada vez mais cedo a se cuidar”, conta Edilane de Fátima Gomes, coordenadora da escola e que ajudou na realização da iniciativa.

Escola desenvolve projeto de higiene com crianças em Venda Nova do Imigrante 3Por meio das brincadeiras, os alunos puderam reconhecer os objetos, produtos e práticas de higienização. Além disso, os profissionais da instituição perceberam que, após a realização das oficinas, houve melhora na comunicação e na fala dos pequenos. “Este projeto demonstra como a educação tem o poder de transformação. Nada disso seria possível sem a participação das famílias e dos profissionais da escola, unidos em um único propósito, que é o bem comum dos nossos alunos” afirma Fábio Altoé, secretário municipal de Educação e Cultura.

Tudo foi pensado na independência e no aprendizado da primeira infância. “O maior legado do projeto é poder ver as crianças no dia a dia reproduzindo o que estão aprendendo, como a ter autonomia de escovar os dentes sozinhos. A questão da fase da retirada do uso de fraldas também foi favorecida” relata Regiane Passabão Lozório, pedagoga do Jardim.

Com a repercussão do trabalho, a Prefeitura disponibilizou nutricionista e enfermeira para dar palestras e orientações para a escola, alunos e familiares. Todos receberam dicas sobre alimentação e saúde.

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos