Produtores podem comprovar vacinação contra febre aftosa até a próxima quinta-feira (20)

Publicado em 13/12/2018 às 17:30

Compartilhe

Criadores de bois e búfalos do Estado têm até a próxima quinta-feira (20) para comprovar a vacinação de seus rebanhos contra a febre aftosa. Até o momento, já foi informada a imunização de cerca de 1,8 milhão de animais junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

O número representa cerca de 92% do rebanho total capixaba. Lideram a lista com maior índice de imunizações os municípios de Marilândia (100%), Mucurici (99,19%) e Barra de São Francisco (98,45%).

A comprovação da vacinação deve ser feita nos escritórios do Idaf. Para isso, o produtor precisa apresentar a nota fiscal da vacina, a declaração de imunização e documentos pessoais, além de informar nascimentos e mortes ocorridos desde a última atualização cadastral.

De acordo com o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza, a previsão é que o Espírito Santo mantenha seus bons índices de vacinação, assim como nas últimas etapas. “Em novembro de 2017, alcançamos um índice de 97%. Como ainda temos alguns dias antes do prazo para encerrar a comprovação, acredito que chegaremos a algo próximo desse número”, confirmou Fiuza.

Quem não vacinou?

O Instituto reforça junto aos produtores a importância de vacinar os animais contra a febre aftosa, principalmente nesse período em que o Estado trabalha para alcançar o status de livre de vacinação, por meio do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.

Segundo Fiuza, lojas e revendas de todas as regiões capixabas adquiriram novas doses da vacina. Portanto, quem ainda não vacinou pode imunizar o seu rebanho e contribuir para manter o Espírito Santo livre da doença, o que causaria prejuízos sociais e econômicos incalculáveis para toda a sociedade. “É possível encontrar a vacina em Cariacica, Serra, Colatina, Ecoporanga, Nova Venécia, Alegre, Montanha, Pinheiros, Cachoeiro de Itapemirim, Alfredo Chaves e em vários outros municípios”, frisou.

Esses produtores, no entanto, precisam ficar atentos: para comprar as vacinas, eles têm que passar antes nos escritórios do Idaf para emitir a autorização de compra.

Confira como vacinar o seu rebanho:

1º: Os produtores que ainda não vacinaram seus rebanhos precisam ir aos escritórios do Idaf solicitar a autorização para a compra de doses da vacina;

2º: Com a autorização em mãos, eles podem ir às lojas adquirir as vacinas;

3º: Vacinar o rebanho;

4º: Retornar aos escritórios do Idaf para comprovar a vacinação.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral