Produtores devem ficar atentos ao controle da principal praga dos cafezais

Publicado em 15/11/2018 às 13:51

Compartilhe

A safra de conilon está se formando e a broca-do-café começa a ameaçar as lavouras do Espírito Santo. Diante disso, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) adverte: este é o momento ideal para fazer o controle da principal praga dos cafezais.

“A broca é um besourinho que ataca o grão verde completamente formado, conhecido como chumbão. Ataca também os frutos em maturação, maduros e secos. Nesta época, a broca ainda está na coroa do fruto e não conseguiu penetrar até a semente. Por isso, esta é a época ideal para fazer o controle. Depois que ela entra na semente, não tem inseticida atualmente registrado que a alcance”, disse Cesar José Fanton, entomologista do Incaper, lembrando que esse período favorável para o controle se estenderá por cerca de 10 a 15 dias.

Antes de fazer o controle da broca, o cafeicultor deve verificar a incidência da praga. “Se for constatada a presença da broca em 3% dos frutos mais desenvolvidos (chumbões), o cafeicultor pode fazer o controle. Vale ressaltar que a atenção ao momento da aplicação e as boas práticas na hora de pulverizar a lavoura são aspectos tão importantes quanto a qualidade do produto escolhido, que pode ser recomendado por um engenheiro agrônomo”, acrescentou Fanton.

A broca-do-café perfura a semente e deposita seus ovos. As larvas se alimentam daquela semente e os grãos ficam completamente comprometidos. Um ataque de broca pode reduzir de 10% a 20% da produção, além de afetar a qualidade do café. “Quanto mais grão brocado, mais defeito tem o café e mais baixo fica o preço no mercado. A broca frustra um negócio que poderia ser promissor”, destacou.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Em trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo Incaper, foi constatado o aumento da população da broca-do-café nas lavouras capixabas na Região Norte do Espírito Santo, onde se concentra a maior parte da produção de conilon do país. Foram feitos levantamentos nas Fazendas Experimentais de Marilândia e de Sooretama, ambas do Incaper, e também em propriedades particulares nos municípios de Linhares e Sooretama. “Verificamos que, este ano, diferentemente do que aconteceu nos anos anteriores, a população da broca-do-café aumentou demais. Por isso, recomendamos que seja feito o controle”, disse o pesquisador.

A alta incidência da broca está relacionada com as condições do tempo, entre outros fatores. “A seca severa que ocorreu no Espírito Santo de 2014 ao início de 2017 foi desfavorável à ocorrência de diversas pragas na cultura do cafeeiro. A renovação das lavouras, a regularização das chuvas e o aumento da produção este ano foram algumas das condições favoráveis ao aumento da população da broca dos frutos”, explicou Renan Queiroz, que também é entomologista e pesquisador do Incaper.

“As lavouras abandonadas ou talhões pouco produtivos que não foram colhidos na safra passada e a ocorrência de chuvas acima da média nos meses considerados de seca este ano, entre maio e agosto, favoreceram o aumento da população da broca nos frutos. Agora ela está migrando, na chamada ‘época de trânsito’, quando a broca abandona os frutos em que se desenvolveu e procura frutos novos para se multiplicar”, detalhou Renan.

Juntos, Renan e Fanton elaboraram uma nota técnica, que circulou entre os profissionais do Incaper de todo o Estado. Desta forma, todos os municípios capixabas possuem informações adequadas para prestar assistência aos produtores rurais de base familiar do Espírito Santo. Se o cafeicultor tiver alguma dúvida a respeito da incidência da broca-do-café na lavoura, deve procurar o Escritório do Incaper do município onde mora.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral