Novo Currículo do Espírito Santo é apresentado

Publicado em 03/11/2018 às 11:00

Compartilhe

Garantindo as aprendizagens essenciais aos estudantes e respeitando as especificidades do território capixaba, um novo currículo do Espírito Santo foi elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-ES). E nesta quinta-feira (1º), foi realizada a entrega do documento curricular ao Conselho Estadual de Educação (CEE-ES) e à União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), para implantação nas escolas de todo o Estado.

O documento, elaborado por profissionais da educação e com a sociedade civil, traz estruturas e propostas organizadas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e servirá de referência para os currículos municipais e das escolas particulares.

“Hoje realizamos esse evento em que, simbolicamente, entregamos o documento curricular do Espírito Santo para que os Conselhos possam fazer a análise. Foi uma construção muito positiva, o Estado trabalhando com os municípios, para que a gente possa construir uma escola cada vez mais contemporânea e atrativa para os nossos estudantes. A elaboração do novo currículo traz a necessidade de um trabalho mais colaborativo dos professores, buscando que os estudantes sejam cada vez mais pesquisadores e menos ouvintes”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Para o presidente da Undime Espírito Santo, Vilmar Lugão, esse é um momento gratificante. “Há exatamente um ano estávamos discutindo o quão importante era a realização desse trabalho. Fizemos uma etapa e agora é a vez dos Conselhos fazerem as análises, para um próximo passo ainda mais importante, que é a implementação do novo currículo nas escolas”.

O evento contou com a presença de profissionais da educação; do presidente da UNCME, Júlio César Alves dos Santos; da presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria José Cerutti, além de secretários municipais de Educação e demais conselheiros.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Durante o evento, também foi assinada a Portaria que cria a Comissão Estadual de Implementação do Currículo do Espírito Santo.

A BNCC e o Novo Currículo

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Espírito Santo trabalhou para a construção do novo currículo capixaba, em duas fases: elaboração em regime de colaboração com a Undime-ES e duas consultas públicas que totalizaram mais de 10 mil contribuições. Após apreciação do Conselho Estadual de Educação, o documento será finalizado para implantação nas escolas de todo o Estado.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, homologado em dezembro de 2017, fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. As diretrizes pedagógicas estabelecidas pela BNCC serviram como guia de orientação para a elaboração do Currículo do Espírito Santo (Educação infantil e Ensino Fundamental), conforme o regime de colaboração estabelecido pelo Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

O novo currículo estadual segue as normativas da BNCC, que é estruturada em aprendizagens essenciais, e tem foco na formação integral dos estudantes, tendo como princípios competências, habilidades, direitos e objetivos de aprendizagens, respeitando todas as singularidades presentes na diversidade, como preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Sendo assim, o foco do currículo deixa de ser conteudista e passar a ter um olhar para o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes, garantindo as aprendizagens essenciais, respeitando as especificidades do território capixaba.

O currículo estadual é, portanto, produção de muitas mãos e muitas vozes que constituem os inúmeros contextos, territórios, singularidades, especificidades e diversidades do Estado do Espírito Santo.

Veja também

bebidas irregulares

Mais de 1.300 litros de bebidas irregulares são apreendidos

estaçoes meteorologicas

Mais de 600 estações meteorológicas do Brasil serão modernizadas

teleconsulta sus

Teleconsultas no SUS: uso da tecnologia beneficia mais de 20 mil capixabas no primeiro semestre do ano

sus x planos de saude

Pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde a partir de setembro

cats

Espírito Santo fecha mês de julho com menor número de homicídios desde 1996

forças de segurança es

Forças de segurança alcançam 300 prisões de foragidos com uso de reconhecimento facial no Espírito Santo

blade-grass-with-water-droplets

Regiões produtoras de grãos no Brasil são beneficiadas com condições climáticas

Newborn baby boy sucking milk from mothers breast. Portrait of mom and breastfeeding baby. Concept of healthy and natural baby breastfeeding nutrition.

‘Agosto Dourado’: hospitais estaduais promovem ações ao longo do mês em prol do aleitamento materno