Vagões abandonados nas estações da região serrana seguem para Minas Gerais
Publicado em 15/09/2018 às 12:20
Largados nas estações de Araguaia e Marechal Floriano, pela antiga concessionária da estrada férrea, cerca de 30 vagões e pranchas, que eram utilizados para transporte de madeira e outras cargas, estão sendo removidos na manhã deste sábado (15) para Vitória inicialmente e após seguirão para Minas Gerais.
Os vagões abandonados há mais de dois anos nas localidades, nas vias laterais das estações, locais conhecidas por “desvios”, serão reformados e transformados em pranchas abertas que servirão para o transporte dos contêineres utilizados no transporte naval de cargas, segundo informações de servidores.
Após o fim do transporte de madeira para o Norte do Estado, calcário e até granito para empresas da Grande Vitória, a ferrovia que liga Vitória a Cachoeiro do Itapemirim deixou também de lado o trem de turismo, considerado como uma oportunidade de o morador da Grande Vitória passear por trechos cobertos por florestas.
Os turistas que seguiam aos domingos no Trem das Montanhas tinham a oportunidade de ver o Rio Jucu e localidades como o distrito de Araguaia, que recebia com qualidade os passageiros do projeto Trem das Montanhas, para um delicioso almoço a base das comidas caseiras.
Na atualidade existem duas locomotivas apenas para recolher os vagões e pranchas abandonadas como os de Araguaia e da sede de Marechal Floriano. Observando a remoção do material, o ferroviário aposentado, Moacyr Borgo, morador desta cidade afirma que lhe causa tristeza em ver o abandono de um trecho onde trabalhou por mais de 30 anos.
Assim como Moacyr, o irmão Jair Borgo, lamenta o fim do transporte ferroviário na região, já que muitos jovens reclamam que não tiveram a oportunidade de viajar pelas linhas entre Vitória e Cachoeiro do Itapemirim. “Pelo menos o transporte de turistas nós deveríamos ter aqui nas montanhas do Espírito Santo, um dos locais mais belos oferecidos pela natureza”.