Currículo Capixaba: aberta consulta pública para contribuição dos profissionais da Educação

Publicado em 18/08/2018 às 12:01

Compartilhe

Professores, pedagogos, gestores escolares e demais profissionais da Educação já podem participar da consulta pública para construção do novo currículo capixaba. As contribuições devem ser feitas, até o dia 02 de setembro, por meio de um sistema online, disponibilizado no site da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) – www.educacao.es.gov.br.

As consultas públicas foram organizadas por componentes curriculares, em diferentes links. Essa é a versão preliminar do documento que será analisada pelos profissionais do segmento da educação para construção da proposta curricular para todas as redes Espírito Santo, a fim de termos um documento representativo e efetivo para todo o Estado.

“O novo currículo capixaba será um importante instrumento de gestão pedagógica para as escolas e os professores. Por isso, é muito importante a formalização de um currículo adequado, onde as redes se comunicam, para que os estudantes realmente tenham uma aprendizagem evolutiva. Com a implementação cuidadosa do currículo, o avanço duradouro na qualidade das escolas da Educação Básica será alcançado”, destaca o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

As unidades escolares que ofertam o Ensino Fundamental (estaduais e municipais) receberam três exemplares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para dar apoio e orientação de estudo para que os profissionais participem do processo de elaboração do currículo do Espírito Santo.

O projeto de implementação da BNCC em todo território nacional foi pensado para que, em regime de colaboração entre União, estados e municípios, cada unidade federativa construa uma proposta curricular que contenha o conteúdo da BNCC e também contemple as especificidades regionais, culturais e históricas de cada estado.

Novo currículo capixaba

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Espírito Santo está trabalhando para construção do novo currículo capixaba. De acordo com o cronograma, a construção possui duas fases: contribuição nas escolas e contribuições nos encontros regionais.

Após as contribuições serem analisadas no sistema, será lançada pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-ES) a segunda versão do documento. A partir daí, toda sociedade capixaba poderá fazer contribuições/críticas e sugestões por meio de um sistema online de consulta pública.

Além disso, está prevista a realização de encontros regionais com profissionais da educação e com a sociedade civil para que seja analisada essa segunda versão e feito um novo ajuste coletivo para que em dezembro seja lançada a versão final do currículo capixaba, para implantação em 2019.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral