Novo currículo capixaba é debatido por profissionais da Educação

Publicado em 23/07/2018 às 11:10

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Aproximadamente 300 profissionais da Educação, estiveram reunidos, na último sexta-feira (20), para o compartilhamento das ações do processo de elaboração da primeira versão do documento de referência curricular do Espírito Santo. Na oportunidade, os profissionais também debateram, numa participação ativa e colaborativa, os encaminhamentos e procedimentos necessários para concretização do novo currículo capixaba.

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Espírito Santo está trabalhando para construção do novo currículo capixaba. De acordo com o cronograma, a construção possui duas fases: contribuição nas escolas e contribuições nos encontros regionais.

“O país tem que ter uma base. Nos tempos de hoje, o conhecimento é infinito e todo brasileiro precisa desenvolver um conjunto de competências mínimas. A Base Nacional Comum Curricular e o novo currículo vão organizar e potencializar o trabalho criativo das escolas. É o ponto de partida para olharmos a escola que o jovem quer daqui pra frente, focada nas experiências tecnológicas, emocionais, entre outras, revendo a formação dos professores, o sistema de avaliação e também o material didático. A Base e o debate para a implementação do currículo capixaba é a ferramenta inicial para estamos atentos ao progresso da educação”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, durante a abertura do evento.

O encontro reuniu secretários e técnicos municipais de Educação, técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), representantes do Conselho Estadual de Educação e membros da Comissão Estadual de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Espírito Santo, Vilmar Lugão de Britto, o encontro é fundamental. “Estou muito feliz por acolher os representantes de municípios aqui presentes para mais uma etapa importante da educação capixaba. Este movimento deve ser construído em regime de colaboração e não pode parar. Precisamos ouvir os municípios para saber como esse trabalho está sendo feito em cada região. O diálogo tem acontecido e estamos fazendo história no Espírito Santo”.

Após o encontro, em agosto, será lançada pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-ES) a primeira versão do documento. A partir daí, esse documento será analisado pelas escolas (estaduais, municipais e privadas). Todos farão contribuições/críticas e sugestões por meio de um sistema online de consulta pública.

O secretário Haroldo reforçou que a reunião tem o propósito de envolver todos os nossos educadores nesse processo. “A contribuição que vem do debate das equipes da escola será a etapa mais importante. Esse é um momento marcante para o trabalho da construção do currículo capixaba e, mais adiante, teremos um próximo encontro. Os países que conseguiram fazer com que a base chegue, de fato, na sala de aula são aqueles que têm os melhores resultados”.

Após as contribuições da consulta online serem analisadas no sistema, será lançada uma segunda versão revisada por todas as escolas do Estado. Além disso, está prevista a realização de encontros regionais com profissionais da educação e com a sociedade civil para que seja analisada essa segunda versão e feito um novo ajuste coletivo para que em dezembro seja lançada a versão final do currículo capixaba, para implantação em 2019.

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