Meninos e meninas conheceram, na tarde de ontem (19), o Corpo de Bombeiros
Publicado em 20/07/2018 às 11:00
Vinte crianças da faixa etária de dois a oito anos, moradoras de Campinho, sede de Domingos Martins, participaram na tarde desta quinta-feira (19) de um encontro, previamente agendado, no 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Marechal Floriano. Agendada na última semana a visita das crianças acompanhadas dos pais ou responsáveis, serviu para mostrar aos menores todas as atividades do Corpo de Bombeiros.
Durante a visita – 14h30min às 17 horas -, as crianças martinenses conheceram os métodos seguros de como os bombeiros salvam vidas, controlam incêndios florestais, em prédios comerciais ou residenciais e desencarceram vítimas de ocorrências envolvendo veículos de todos os portes.
Foram mostrados também os procedimentos na utilização de cães adestrados para encontrar vítimas de incêndios ou pessoas perdidas em florestas. Houve mostras de salvamento e encontro de pessoas em casos de afogamentos e até a organização para a confecção de perícias. Tudo com a participação direta das crianças.
Além disso, os meninos e pais conheceram de perto os veículos utilizados pelos bombeiros, como o caminhão utilizado para debelar os incêndios, o “auto, bomba, tanque e salvamento” denominado internamente por “ABTS” e mostra de equipamentos e modos de uso como a viatura “marruá”.
Neste caso, houve até o acionamento de água com pressão pelos menores, e mostras de salvamento em altura com sistema de roldanas com vantagem mecânica. O encontro teve a presença de 13 plantonistas, segundo o aspirante Magnago. Ele ressaltou que o encontro foi encerrado com um lanche caprichado para a criançada.
“Todo este trabalho prazeroso é fruto do empenho do grupo de bombeiros, que abre as portas para as comunidades verem de perto e ouvirem as explicações de quem exerce trabalho”, disse Magnago, acrescentando que a interação entre a comunidade e o Corpo de Bombeiros é de suma importância. “Conseguimos mostrar toda a gama de atividades exercidas por nós, mexendo positivamente com o imaginário dos pequenos, que saíram daqui aparentemente contentes, a julgar pelos sorrisos”, disse.
O coronel Amaral, comandante do Corpo de Bombeiros local, comentou que as portas do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros permanecem abertas para as todas as comunidades da região. “Sentimos muito prazer em poder mostrar como e onde exercemos o nosso trabalho a favor de todos”.