O que aprendemos com o final desta copa?

Publicado em 18/07/2018 às 11:23

Compartilhe

“A França não merecia ter ganhado esta Copa!”. Por quê? Parecia coisa de criança, quando perde a brincadeira para o coleguinha e diz: “Não valeu!”. Rede social é, antes de mais nada, um repositório de preconceito e ódio, então, resolvi colher algumas “pérolas” para construir esse texto e comprovar que até mesmo o futebol pode ter muito a nos ensinar enquanto cidadãos. Eis: 

1. “Os franceses já tinham uma vitória. Poderiam ter deixado a Croácia ganhar.” Bacana! Vamos fazer o seguinte, então? Deixamos todas as equipes terem cinco vitórias e aí buscamos o hexa. Pode ser?

2. “A França era a equipe mais cara do mundial”. Ter investimento ajuda, mas, se fosse assim, a Alemanha não seria eliminada pela Coreia do Sul. Nem a Croácia, pequeno país dos Bálcãs, chegaria tão longe, o que significa, Copa do Mundo não é só uma questão de investimento, mas de esforço também.

3. “A seleção ‘africana’ da França era cheia de imigrantes”. Que eu saiba, apenas dois eram imigrantes. Os demais, franceses de nascimento. O Brasil é um país de imigrantes, e eu me choquei ao ver descendentes de italianos, portugueses e até africanos levantando esse “argumento”. Quanto ao “africana”, a nossa, a meu ver, é mais ainda. E, qual o problema? Percebo racismo?

4. “Só assim para a França gostar dos seus imigrantes”. Mais uma vez: a seleção era (quase) toda francesa de nascença. De fato, o problema da xenofobia é forte não apenas lá, mas na Europa em geral. Essa vitória, além de ser um tapa na cara dos preconceituosos, mostra como é possível a integração graças ao desporto. Em tempo: a Croácia, ao revés, é um país de “emigrantes”. Isso também a desqualificaria?

5. “A França podia perder a Copa porque ela ganhou da gente em 1998”. Interessante: o maior vexame de história do nosso futebol foi o 7 x 1 da Alemanha e em casa. Por que tanta “birra” com um país só?

6. “A França é um país muçulmano e de esquerda”. Misericórdia! A França é “de esquerda” quando ascende um governo de esquerda e vice versa. Como o Brasil e qualquer país do globo. Ela também não é predominantemente muçulmana, ainda que o islã tenha muitos adeptos ali. Aliás, falar da religião dos outros é feio, hein?

7. “Franceses são metidos e arrogantes e não mereciam ganhar essa Copa”. Golpe baixo: ofender a moral do adversário. Coisa de mau perdedor. Há tanta gente metida e arrogante na França quanto no Brasil. O contrário também. Ou será que aqui somos todos gentis e educados uns com os outros?

De repente, a Croácia virou uma espécie de “Brasil que estava dando certo”, até que ela esbarrou na “Poderosa França”. Aí, “não valeu”. E, como soe ao nosso povo, começamos a procurar desculpas, a desqualificar o oponente, sem fazer um exame de consciência: nossa seleção fez uma das piores campanhas de sua história, com um “brilhareco” contra o México, que reabilitou Neymar por alguns instantes. Culpa do Tite? Não, nossa: somos o povo do “improviso”, do “jeitinho”, do “coitadinho”, queremos tudo “fácil” e, quando é para valer, damos vexame. Nosso futebol, hoje, é o retrato fiel do que nós, brasileiros, nos tornamos.

Duas equipes não chegam a uma final de Mundial à toa. De um lado, a garra; do outro, a técnica. Venceu a segunda. Poderia ter sido a primeira. Você tem o direito de torcer para quem você quiser, mas, antes de tentar desqualificar quem ganhou, pense bem: craques não se formam de um dia para o outro; medalhistas olímpicos, tampouco. Em geral, esses países investem em educação e desporto desde a infância. De todas as lições que essa Copa nos traz, que seja essa a mais importante: ganhar custa sacrifício, mudança de mentalidade. Estamos mesmo dispostos a isso? Ou preferimos continuar reclamando? 2022 está logo ali adiante.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral