Marechal Floriano avança na despoluição do rio Jucu e garante mais qualidade de vida e de saúde

Publicado em 20/06/2018 às 16:05

Compartilhe

Marechal Floriano está dando mais um passo para reduzir a poluição no rio Jucu e deixar a sede do município mais limpa. É que o sistema de tratamento de esgoto está sendo expandido para atender todos os moradores. Com isso a qualidade de vida e a saúde pública melhoram.

A obra é da Cesan e conta com apoio do município em várias frentes. Segundo o secretário de Meio Ambiente de Marechal, Sérgio Ferreira, a licença ambiental para o projeto foi concedida pela Prefeitura.

“O município também cedeu o terreno onde estão sendo colocados materiais e maquinário usados nos trabalhos. E estamos ajudando na conscientização dos moradores para que se liguem às redes que já estão disponíveis”, detalha Sérgio.

Marechal Floriano avança na despoluição do rio Jucu e garante mais qualidade de vida e de saúde Segundo a assessoria de imprensa da Cesan, a Estação de Tratamento de Esgoto de Marechal entrou em operação em janeiro deste ano. As redes de coleta já abrangem 50% da sede, e as obras de expansão das mesmas devem abranger todos os bairros até 2020.

A assessoria da concessionária acrescenta que nesta expansão, denominada de 2ª etapa, serão contemplados os bairros Santa Rita, parte do Jarbinhas e do Centro, e Alto Marechal, num total de 5.278 moradores. O custo dessa etapa é de R$ 3,7 milhões e incluem a ligação das casas à rede, o que segundo a empresa é uma novidade.

Quando a expansão tiver pronta e todos os imóveis da sede de Marechal ligados à rede, mais de 85 milhões de litros de esgoto deixarão de serem lançados sem tratamento no Rio Jucu, segundo a Cesan. Além de ser fonte para produção de alimento na Região Serrana, abastece mais de 1 milhão de pessoas de quatro municípios da Grande Vitória: Cariacica, Vila Velha, Vitória e Viana.

A Cesan afirma ainda que o sistema de esgotamento de Marechal, quando estiver pronto, vai ter capacidade para atender até 20 mil moradores, população projetada para a sede do município no ano de 2044. O custo total do sistema, que inclui a ETE e as redes já construídas, é de R$ 17 milhões. A tecnologia usada na ETE é capaz de remover mais de 90% da matéria orgânica do esgoto.

Para o prefeito de Marechal Floriano, Cacau Lorenzoni, investir em saneamento é investir em mais saúde para todos e num meio ambiente mais equilibrado que favorece o morador da cidade e todos que necessitam da água do Jucu.

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo