Programa de preservação ao meio ambiente chega a Santa Leopoldina

Publicado em 07/06/2018 às 11:30

Compartilhe

O Rio Santa Maria da Vitoria, um dos principais fornecedores de água para a população da Grande Vitória, tem como afluentes no município de Santa Leopoldina os rios da Prata, Crubixá Mirim, Crubixá Açú e Mangaraí. Com o maior programa ambiental já realizado no Espírito Santo chegando ao município, o Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem viabilizará a universalização da coleta e do tratamento de esgoto, e a Bacia do Rio Santa Maria será preservada da poluição, com mais de 23 milhões de litros de esgoto por mês deixando de poluir o manancial.

Em Santa Leopoldina o tratamento de esgoto vai saltar de zero para abranger toda a área urbana, e a ordem de início de serviço foi assinada em evento nesta quarta (06), com a presença do governador Paulo Hartung e da Diretoria da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). Cerca de 150 pessoas estavam presentes à solenidade, entre pessoas da comunidade e autoridades municipais e estaduais. As obras de implantação e ampliação terão início no segundo semestre, com prazo de execução de 24 meses e mais 12 meses de operação assistida.

O governador Paulo Hartung destacou a importância de o Governo do Estado implementar políticas públicas que permitam avanços nas relações de consumo da sociedade com os recursos naturais. Ele ressaltou que as ações fazem parte do Programa Águas e Paisagens e que o evento faz parte das ações previstas dentro da Semana do Meio Ambiente.

“Estamos dando um passo importante neste programa, que é muito importante em nosso Estado e leva este nome de Águas e Paisagens. Vamos investir mais R$ 9 milhões. É uma obra que será composta por alguns quilômetros de rede para captar o esgoto e, além disso, também vamos ampliar a captação de tratamento. O objetivo é tratar 100% do esgoto da cidade antes de devolver para a natureza”, explicou o governador.

O Rio Santa Maria contribui para o abastecimento de 700 mil habitantes. “O sistema de esgotamento sanitário beneficiará a região e também a população metropolitana. Serão 23 milhões de litros de esgoto tratados/mês que deixarão de poluir os rios. Os serviços de saneamento básico são essenciais, e é a partir deles que podemos promover as condições mínimas de desenvolvimento social. Dessa forma, o objetivo é a prevenção de doenças, com a melhoria da qualidade de vida da população. É uma excelente notícia na Semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente”, enfatizou o presidente da Cesan, Amadeu Wetler.

Condições básicas de saúde são fundamentais para a boa produtividade das pessoas, pois um trabalhador saudável é mais produtivo e capacitado a ter um rendimento melhor; uma região com coleta e tratamento de esgoto é mais atrativa turisticamente; e uma cidade ou Estado com avanços em relação ao cuidado com o meio ambiente e com esgotamento sanitário possuem mais possibilidades de atrair empresas e investimentos.

O Programa das Águas e da Paisagem, do Governo do Estado, é inovador por realizar ligações intradomiciliares e ações integradas para o uso coordenado da água, do solo e de recursos relacionados ao desenvolvimento sustentável. As ações do programa envolvem planejamento e gestão dos recursos hídricos e também de gestão de risco, com investimento específico para o saneamento ambiental.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira, presente ao evento, citou a importância do Reflorestar, que faz parte do Águas e Paisagem e tem o objetivo de promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e da recuperação da cobertura florestal.

Programa de preservação ao meio ambiente chega a Santa Leopoldina 2Santa Leopoldina

Beneficiados (final de plano 2043): 3.945 hab.
Bairros: Cocal, Vila Nova, Olaria, Centro, Caixa d’água, Funil e Moxafongo
Serão implantados:
6,3 Km de rede de esgoto
686 ligações de imóveis na rede
578 ligações intradomiciliares
4 elevatórias de esgoto bruto
Ampliação de 1 Estação de Tratamento de Esgoto
Preservação da Bacia do Rio Santa Maria da Vitória
23 milhões de litros de esgoto tratados/mês
777.600 de litros de esgoto tratados/dia

Programa das Águas e da Paisagem

O Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem é financiado pelo Banco Mundial e tem abrangência estadual. Estão incluídos municípios da Região do Caparaó (Dores do Rio Preto, Irupi, Iúna, Ibatiba, Divino de São Lourenço e Conceição do Castelo) e da Região Serrana (Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá). Também haverá ações específicas para o saneamento ambiental em Vila Velha e Cariacica, das bacias dos Rios Santa Maria da Vitória e Jucu.

O objetivo é ampliar a cobertura florestal do Estado, com o programa Reflorestar e o projeto Mangaraí, e institucionalizar e promover boas práticas agrícolas e de construção de estradas vicinais para contribuir para a redução do assoreamento e da poluição dos corpos d’água.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral