Sindicato dos médicos pede apuração em situação do Hospital de Domingos Martins

Publicado em 25/05/2018 às 14:36

Compartilhe

Após o anúncio da renúncia de toda a diretoria da Fundação Hospitalar e de Assistência Social de Domingos Martins (Fhasdomar), mantenedora do Hospital Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), de Domingos Martins, o Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simies), pede rigor na apuração da condução da administração, e cobra o nome de quem responderá pelo hospital após a renúncia da direção. Segundo ele, a falta de transparência traz desconfiança e falta de credibilidade.

“O hospital não pode fechar. Estamos preocupados com o atendimento da população que depende desse hospital para ser atendida nos momentos mais delicados, que é em casos de problemas de saúde. Não aprovamos a atitude da diretoria, de largar, de uma hora para outra, o hospital sem comando. Sabemos da delicada situação em que passa a instituição, e essa não é a atitude adequada diante de todas as dificuldades do hospital”, destaca o presidente do Simes, o médico Otto Fernando Baptista.

Otto também se diz preocupado com a situação dos médicos, enfermeiros e demais funcionários do hospital. “Juntamente com o Conselho Regional de Medicina, visitamos o hospital há duas semanas, e pudemos ver de perto que os médicos precisam de mais estrutura para trabalhar, os salários estão há mais de dois meses atrasados e aos finais de semana não está tendo pediatras. E agora, sem a direção, essa situação poderá ainda se agravar. Queremos um posicionamento sobre a pediatria e a maternidade. Isso afeta o Pronto Socorro, a enfermaria e não tem pediatra para assistir aos partos. Não queremos que as gestantes precisem descer para a Grande Vitória para terem seus filhos”, lamenta Otto.

De acordo com o presidente do Simes, a maior preocupação é com os atendimentos à população. “Isso é inaceitável. Os Conselhos Municipais de Saúde dos municípios da Região Serrana, o Ministério Público Estadual, o Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo, o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), o Ministério da Saúde e o SUS deverão exigir explicações. É dinheiro público que está sendo administrado. A principal vítima é a população. Vamos acompanhar de perto e cobrar explicações”, afirmou o presidente do Sindicato dos Médicos.

Na tarde de ontem a primeira promotora de Justiça de Domingos Martins, Noranei Ingle, informou que foi requerida a intervenção da fundação, mas ela não disse quando será nomeado esse interventor, e nem quem será a pessoa responsável.

Segundo a até então diretora-presidente da Fhasdomar, Gerusa Nazareth, o acordo de renúncia, que foi coletivo, tem como objetivo preservar o hospital. Gerusa lembra que o atual mandato terminou em abril, mas como a prestação de contas não foi realizada, novas eleições não puderam ser executadas.

Veja também

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos