Domingo de Ramos em Marechal Floriano com celebrações nas ruas e na igreja católica

Publicado em 25/03/2018 às 13:37

Compartilhe

Um burrinho transportou no lombo o padre Marcos Brito desde antiga estação ferroviária, atual Casa Cultural Clara Luíza, na Praça José Henrique Pereira até a Paróquia de Sant Ana. O ritual religioso e tradicional na cidade abriu a programação das celebrações do Domingo de Ramos, pelos católicos de Marechal Floriano.

Mil e trezentos católicos mantiveram o cumprimento desta importante tradição do Domingo de Ramos, iniciada por volta das 7 horas, com a chegada dos fiéis da Paróquia de Sant Ana. A grande maioria dos presentes apareceu com um ramo verde nas mãos, caracterizando a data.

Domingo de Ramos em Marechal Floriano com celebracoes nas ruas e na igreja catolica 4Durante uma rápida celebração, o padre Marcos, após cumprir a determinações católicas, ungiu com água benta os ramos, passando por todos os locais onde se concentrava o grande grupo católico florianense. Houve cânticos, leituras bíblicas e ramos bentos.

Os ramos se encontravam nas mãos da multidão católica erguidos. Após a benção, o pároco subiu à plataforma e anunciou a tradicional curta viagem, que já o aguardava. “O jumentinho nosso é um burrinho. O que vale é a intenção”, disse satisfeito o padre com a presença do grande número de fiéis.

Domingo de Ramos em Marechal Floriano com celebracoes nas ruas e na igreja catolica 2Momentaneamente, as vias principais do centro de Marechal Floriano foram fechadas para a passagem da grande procissão, com grupos de ministros sempre à frente transportando imagens nas mãos. A ida até a Matriz de Sant Ana teve a duração de aproximadamente 20 minutos.

Na chegada à igreja matriz, o padre Marcos Brito desceu da sela do muar e se dirigiu diretamente ao altar da Igreja de Sant Ana, enquanto os participantes da procissão lotavam aos poucos as bancadas da igreja. Parte, entretanto, se manteve de pé, devido ao grande número de presentes na capela.

Domingo de Ramos em Marechal Floriano com celebracoes nas ruas e na igreja catolicaNeste momento foi iniciada a missa celebrada pelo mesmo padre. “A Paixão do Senhor Jesus é celebrada com muita fé neste Domingo de Ramos. Dizemos isso e comparamos a entrada na igreja de Marechal Floriano com a que aconteceu com Jesus em Jerusalém. Ele também está aqui conosco”.

Afirmou o padre referindo-se ao Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem, segundo ele, teríamos que nos comparar. “As atitudes Dele são de amor, carinho e misericórdia”, disse. Durante a celebração debaixo do som dos instrumentais e vozes, houve cânticos e orações por mais uma hora que foi a duração da Santa Missa.

O católico Evandro Velten, que chegou à Praça às 6 horas, o primeiro a sentar na plataforma da antiga estação, disse que não perde as celebrações como essa do Domingo de Ramos. “Está aqui guardadinha em minhas mãos e permanecerá assim”.

Veja também

ginastica es

Festival de Natal reúne ginasta olímpica e alunas do Campeões de Futuro

cats

Saudade

sem homicidios

Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES