Início das obras de duplicação da BR-262 atrasa por falta de pagamento do Dnit

Publicado em 25/03/2018 às 11:18

Compartilhe

Se você é daquelas pessoas que adora uma novela, a história sobre início das obras de duplicação da BR-262 é a pedida certa. Depois de o Departamento Nacional de Trânsito (Dnit) dizer que os trabalhos no primeiro trecho só deverão começar no final deste primeiro semestre, outro fato surgiu: a falta do pagamento da taxa de autorização, por parte do Dnit, para a emissão da Autorização de Exploração Florestal.

Para explicar melhor toda essa situação, a reportagem do jornal O Noticiário entrou em contato com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), que por meio de suas assessorias de comunicação e de forma conjunta, apresentaram o real panorama em que se encontra o início dos trabalhos de duplicação.

Segundo os dois órgãos, “logo após aprovação do processo pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), o Idaf procedeu à análise do Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) referente à duplicação do primeiro trecho de 7,28 quilômetros, que será entre a localidade do Trevo de Paraju e o Posto do Café, ambos em Marechal Floriano”.

As assessorias ainda contam que “o documento já foi aprovado pelo Idaf e aguarda o pagamento da taxa de autorização por parte do Dnit para a emissão da autorização de exploração florestal”. Por sua vez, o Iema complementa a nota dizendo que “aguarda a contratação de uma equipe responsável pelo manejo da fauna durante a execução da obra (o que é exigido em qualquer obra desse porte)”.

Vale lembrar que em setembro de 2017, o Dnit afirmou à reportagem do jornal O Noticiário que “a expectativa é de que ainda nesse ano (2017) as obras se iniciem”. Entretanto, só no dia 10 de outubro ocorreu a assinatura da ordem de serviço para o trecho 7,28 quilômetros.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Ainda em outubro, no dia 06, em entrevista à Rádio CBN Vitória, o então superintendente do Dnit, Ézio Gonçalves, deu um prazo para a conclusão da obra no primeiro trecho. “Nós pretendemos fazer no máximo em 12 meses”, disse Ézio. Considerando quatro meses para a instalação do canteiro de obras, esse prazo para a conclusão da duplicação dos primeiros quilômetros se encerra em fevereiro de 2019.

Já no último mês de janeiro, a assessoria do Dnit informou que: “não será possível o início das obras de duplicação da BR-262/ES para o próximo mês (fevereiro)”. O motivo alegado foi: “por razões exógenas (externas), dentre elas a necessidade de atendimento de algumas recomendações do IEMA com relação ao licenciamento ambiental da obra. Logo, considerando o prazo médio para atendimento às recomendações postas pelo órgão ambiental, se comparado a outras obras de mesmo porte, estimamos que até o final do primeiro semestre as obras de duplicação do primeiro trecho já estarão em fase de execução”.

Ainda no mês de janeiro, o Dnit afirmou que uma empresa havia iniciado os trabalhos de recuperação da pista da BR-262. Entretanto, motoristas enviam constantemente à redação do jornal O Noticiário reclamações de buracos em vários trechos e mato cobrindo algumas placas às margens da pista.

Procurada pela reportagem para falar sobre a atual situação das obras de duplicação e sobre os buracos ao longo da rodovia, o Dnit, por meio de sua assessoria de imprensa, só respondeu o segundo questionamento: “O Dnit informa que estão sendo realizados periodicamente serviços de manutenção e conservação (tapa-buracos, limpeza e roçada) por toda a BR-262/ES”, finalizou a assessoria, sem informar em quais trechos esses serviços estão sendo executados.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral