Início das obras de duplicação da BR-262 atrasa por falta de pagamento do Dnit

Publicado em 25/03/2018 às 11:18

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Se você é daquelas pessoas que adora uma novela, a história sobre início das obras de duplicação da BR-262 é a pedida certa. Depois de o Departamento Nacional de Trânsito (Dnit) dizer que os trabalhos no primeiro trecho só deverão começar no final deste primeiro semestre, outro fato surgiu: a falta do pagamento da taxa de autorização, por parte do Dnit, para a emissão da Autorização de Exploração Florestal.

Para explicar melhor toda essa situação, a reportagem do jornal O Noticiário entrou em contato com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), que por meio de suas assessorias de comunicação e de forma conjunta, apresentaram o real panorama em que se encontra o início dos trabalhos de duplicação.

Segundo os dois órgãos, “logo após aprovação do processo pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), o Idaf procedeu à análise do Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) referente à duplicação do primeiro trecho de 7,28 quilômetros, que será entre a localidade do Trevo de Paraju e o Posto do Café, ambos em Marechal Floriano”.

As assessorias ainda contam que “o documento já foi aprovado pelo Idaf e aguarda o pagamento da taxa de autorização por parte do Dnit para a emissão da autorização de exploração florestal”. Por sua vez, o Iema complementa a nota dizendo que “aguarda a contratação de uma equipe responsável pelo manejo da fauna durante a execução da obra (o que é exigido em qualquer obra desse porte)”.

Vale lembrar que em setembro de 2017, o Dnit afirmou à reportagem do jornal O Noticiário que “a expectativa é de que ainda nesse ano (2017) as obras se iniciem”. Entretanto, só no dia 10 de outubro ocorreu a assinatura da ordem de serviço para o trecho 7,28 quilômetros.

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Ainda em outubro, no dia 06, em entrevista à Rádio CBN Vitória, o então superintendente do Dnit, Ézio Gonçalves, deu um prazo para a conclusão da obra no primeiro trecho. “Nós pretendemos fazer no máximo em 12 meses”, disse Ézio. Considerando quatro meses para a instalação do canteiro de obras, esse prazo para a conclusão da duplicação dos primeiros quilômetros se encerra em fevereiro de 2019.

Já no último mês de janeiro, a assessoria do Dnit informou que: “não será possível o início das obras de duplicação da BR-262/ES para o próximo mês (fevereiro)”. O motivo alegado foi: “por razões exógenas (externas), dentre elas a necessidade de atendimento de algumas recomendações do IEMA com relação ao licenciamento ambiental da obra. Logo, considerando o prazo médio para atendimento às recomendações postas pelo órgão ambiental, se comparado a outras obras de mesmo porte, estimamos que até o final do primeiro semestre as obras de duplicação do primeiro trecho já estarão em fase de execução”.

Ainda no mês de janeiro, o Dnit afirmou que uma empresa havia iniciado os trabalhos de recuperação da pista da BR-262. Entretanto, motoristas enviam constantemente à redação do jornal O Noticiário reclamações de buracos em vários trechos e mato cobrindo algumas placas às margens da pista.

Procurada pela reportagem para falar sobre a atual situação das obras de duplicação e sobre os buracos ao longo da rodovia, o Dnit, por meio de sua assessoria de imprensa, só respondeu o segundo questionamento: “O Dnit informa que estão sendo realizados periodicamente serviços de manutenção e conservação (tapa-buracos, limpeza e roçada) por toda a BR-262/ES”, finalizou a assessoria, sem informar em quais trechos esses serviços estão sendo executados.

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