Folhosas e temperos verdes morrem por excesso de chuvas em Marechal Floriano

Publicado em 23/03/2018 às 14:49

Compartilhe

A torta capixaba corre o risco de ficar de fora do cardápio tradicional de todos os moradores do Espírito Santo na Sexta-feira da Paixão. O motivo principal é o excesso de chuvas nas montanhas do Estado, onde são cultivados os temperos principais do famoso prato.

Além de deteriorar temperos como coentro e cebolinha, fundamentais em pratos típicos regionais, o tempo chuvoso excessivo como ocorre neste mês de março, segundo os produtores, deteriora também as folhosas como alface, couve, almeirão e brócolis. Ontem (22) choveu durante o dia e a noite.

Folhosas e temperos verdes morrem por excesso de chuvas em Marechal Floriano 3Pelo menos 20 estabelecimentos comerciais de Vitória, Vila Velha e Cariacica que adquirem produtos com a família Entringer em Marechal Floriano, maior produtora e revendedora, deverão passar o período da Semana Santa em falta, segundo informa a produtora e revendedora Dilcéia Entringer.

Folhosas e temperos verdes morrem por excesso de chuvas em Marechal Floriano 4Ela atribui uma situação péssima para a produção, à chuva intensa e constante que cai desde o início do mês, e que está reduzindo a qualidade e matando as produções. “A chuva é benéfica até certo ponto, mas, em excesso atrapalha”, disse a agricultora e revendedora informando que o brócolis apodrece no pé, a couve escurece e a alface mela e coentro morre antes de crescer.

Dilcéia ressalta que faz entregas de produções de hortaliças como alface, couve, brócolis, além da cebolinha e coentro, produzidos na propriedade da família e também adquire em outros terrenos em localidades diversas, como Alto Marechal, Victor Hugo, Santa Maria de Marechal, Santa Maria de Jetibá e até Aracê e Melgaço, zona rural de Domingos Martins.

Folhosas e temperos verdes morrem por excesso de chuvas em Marechal Floriano1

Para Carmelino Entringer, 65 anos, que trabalha a vida toda com estes tipos de verduras e folhas comestíveis, na atualidade não está fácil para trabalhar nas hortas na região. “Em nossa horta, a folhosa ou o tempero simplesmente não nascem ou morrem antes de serem colhidos”, afirma o lavrador.

Situação semelhante é a do lavrador Nilson Schunk, 36, também de Alto Marechal, que alega ter sofrido com os prejuízos pelo excesso de chuvas na região. A propriedade, segundo ele, está encharcada e tudo que planta ou não desenvolve ou morre a seguir. “Impossível trabalhar assim”.

 

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-07-09 à(s) 16.52.50_5813a06f

Empresária de Marechal Floriano tem caminhão incendiado por índios durante protesto

WhatsApp Image 2025-07-09 at 11.51.01

Governo do Estado anuncia pagamento do Bônus Desempenho

Transcapixaba Hike and Fly. Fotos Divulgação (16)

Espírito Santo recebe terceira edição da Transcapixaba Hike and Fly, com atletas do Brasil e do exterior

Cafe-Tres-Anas_senar-1024x683

Irmãs transformam sítio em referência na produção de café especial em Muniz Freire

Espetáculo de dança 7fm de Iker-Karrera. Foto Francisco Ares

Parque Cultural Casa do Governador recebe festival internacional ‘Dança em Trânsito’ neste domingo (13)

40555cb4-6daf-4e36-9eea-07ab25288a4f

Campanha nacional reforça testagem e prevenção das hepatites virais

IMG_5681

Estado amplia alcance de central de libras e adere ao plano nacional ‘Novo Viver sem Limite’

Encontro Capixaba Mulheres do Agro - 2024

Mulheres do agro ganham destaque na maior feira do setor no Espírito Santo