Agronegócio ganha aplicativo social inédito

Publicado em 27/02/2018 às 12:10

Compartilhe

O agro brasileiro já dispõe da primeira mídia social especializada para a troca de experiência entre produtores. O YouAgro surgiu em dezembro de 2017, a partir de conversas entre profissionais que atuam há mais de dez anos no setor e que decidiram investir com recursos próprios neste novo projeto.

“A plataforma foi criada para conectar os produtores rurais, facilitando a troca de experiências e oportunidades de negócio, sem custos, com base no conceito de economia colaborativa, a exemplo do Uber”, explica Guilherme Ferraudo, co-fundador do sistema.

Segundo ele, o objetivo é facilitar a vida do produtor no acesso e compartilhamento de informações, integrando a cadeia do agronegócio. “Devido ao aumento da complexidade na produção rural e da dificuldade da iniciativa privada e do governo em simplificar a vida do produtor, foi preciso criar uma ‘revolução’ no meio”, diz Ferraudo.

“Em nosso ponto de vista, a solução é a colaboração entre os produtores e demais membros da comunidade agropecuária de maneira independente e imparcial. Isso resultou no desenvolvimento do YouAgro, que pode ser considerado um canal ágil, prático e atual”.

Entraves

Ferraudo explica que o sistema foi desenvolvido a partir da identificação de “uma crescente dificuldade para o produtor rural em relação a fatores como incertezas do mercado, exigências do consumidor, pressão da opinião pública, leis e normas de produção, aumento do nível tecnológico”, entre outros aspectos.

“Para lidar com este cenário, as soluções apresentadas aos produtores são insuficientes”, diz o especialista, que admite a existência de alguns entraves nos setores público e privado.

“As instituições públicas estão mais focadas na fiscalização e na pesquisa do que na extensão rural. E a iniciativa privada desenvolve ferramentas e tecnologias que aumentam a produtividade e reduzem os riscos, mas não são suficientes para gerenciar a complexidade que cada produtor rural enfrenta em sua propriedade”, observa Ferraudo.

Sistema Interativo

A plataforma YouAgro é gratuita e está disponível para download na Google Play (Android) e Apple Store (iOS). Basta o usuário fazer o download, se cadastrar e começar a interagir com a comunidade digital.

Com apenas três meses de existência, o aplicativo já tem seus indicadores. “Até o momento são mais de 30 fóruns de discussão e mais de 500 participantes com foco em agronomia, veterinária e zootecnia”, afirma o co-fundador da plataforma e doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Participam dos fóruns desde gestores corporativos de grandes empresas e consultores a técnicos agrícolas, estudantes e produtores.

Salto qualitativo

Ferraudo acredita que a tecnologia tem conectado pessoas de diferentes lugares e formações, com a capacidade de integrar experiências.

“Dessa forma, colaborando mais, diversificando ideias e otimizando recursos, acredito que a tecnologia vai permitir ao agronegócio dar o salto qualitativo que necessita para cumprir a sua jornada de alimentar o Brasil e o mundo”, ressalta.

“A conversão do conhecimento em tecnologia para o campo é uma das alternativas para gerar vantagem competitiva no agronegócio brasileiro”.

Veja também

hospital-de-domingos-martins-768x432-2-768x432

Hospital Santa Casa de Domingos Martins suspende temporariamente atendimento normal após alta demanda por síndrome respiratória

capa

Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

54499653680_bc017697a3_o

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad

capa

Carro pega fogo em frente ao Jardim de Infância em Marechal Floriano

capa 23

Domingos Martins recebe evento Movimento de Rua para celebrar arte urbana e periférica

WhatsApp-Image-2025-05-22-at-17.24.28

Espírito Santo inicia colheita da safra 2025 de café arábica

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-04-10-as-16.54.22_2693d46b-768x433-2-768x433-2-768x433

Feriado começa com sol, mas frente fria muda o tempo no ES

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima