Agronegócio ganha aplicativo social inédito

Publicado em 27/02/2018 às 12:10

Compartilhe

O agro brasileiro já dispõe da primeira mídia social especializada para a troca de experiência entre produtores. O YouAgro surgiu em dezembro de 2017, a partir de conversas entre profissionais que atuam há mais de dez anos no setor e que decidiram investir com recursos próprios neste novo projeto.

“A plataforma foi criada para conectar os produtores rurais, facilitando a troca de experiências e oportunidades de negócio, sem custos, com base no conceito de economia colaborativa, a exemplo do Uber”, explica Guilherme Ferraudo, co-fundador do sistema.

Segundo ele, o objetivo é facilitar a vida do produtor no acesso e compartilhamento de informações, integrando a cadeia do agronegócio. “Devido ao aumento da complexidade na produção rural e da dificuldade da iniciativa privada e do governo em simplificar a vida do produtor, foi preciso criar uma ‘revolução’ no meio”, diz Ferraudo.

“Em nosso ponto de vista, a solução é a colaboração entre os produtores e demais membros da comunidade agropecuária de maneira independente e imparcial. Isso resultou no desenvolvimento do YouAgro, que pode ser considerado um canal ágil, prático e atual”.

Entraves

Ferraudo explica que o sistema foi desenvolvido a partir da identificação de “uma crescente dificuldade para o produtor rural em relação a fatores como incertezas do mercado, exigências do consumidor, pressão da opinião pública, leis e normas de produção, aumento do nível tecnológico”, entre outros aspectos.

“Para lidar com este cenário, as soluções apresentadas aos produtores são insuficientes”, diz o especialista, que admite a existência de alguns entraves nos setores público e privado.

“As instituições públicas estão mais focadas na fiscalização e na pesquisa do que na extensão rural. E a iniciativa privada desenvolve ferramentas e tecnologias que aumentam a produtividade e reduzem os riscos, mas não são suficientes para gerenciar a complexidade que cada produtor rural enfrenta em sua propriedade”, observa Ferraudo.

Sistema Interativo

A plataforma YouAgro é gratuita e está disponível para download na Google Play (Android) e Apple Store (iOS). Basta o usuário fazer o download, se cadastrar e começar a interagir com a comunidade digital.

Com apenas três meses de existência, o aplicativo já tem seus indicadores. “Até o momento são mais de 30 fóruns de discussão e mais de 500 participantes com foco em agronomia, veterinária e zootecnia”, afirma o co-fundador da plataforma e doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Participam dos fóruns desde gestores corporativos de grandes empresas e consultores a técnicos agrícolas, estudantes e produtores.

Salto qualitativo

Ferraudo acredita que a tecnologia tem conectado pessoas de diferentes lugares e formações, com a capacidade de integrar experiências.

“Dessa forma, colaborando mais, diversificando ideias e otimizando recursos, acredito que a tecnologia vai permitir ao agronegócio dar o salto qualitativo que necessita para cumprir a sua jornada de alimentar o Brasil e o mundo”, ressalta.

“A conversão do conhecimento em tecnologia para o campo é uma das alternativas para gerar vantagem competitiva no agronegócio brasileiro”.

Veja também

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos