20 mil profissionais de saúde serão qualificados para atuar na Rede Cuidar

Publicado em 19/02/2018 às 11:27

Compartilhe

A Rede Cuidar em Nova Venécia, região Norte do Espírito Santo, já é uma realidade. E nos próximos meses, outras quatro unidades serão entregues no Estado (Linhares, Santa Teresa, Domingos Martins e Guaçuí). A Rede Cuidar é o novo modelo de atendimento de atendimento à saúde no Espírito Santo.

E para que o programa funcione em sua plenitude, aproximadamente 20 mil profissionais de saúde irão passar pelo processo de planificação em todo Estado. A planificação à saúde é um processo de planejamento que visa integrar a atenção primária a atenção especializada em saúde, propondo um atendimento multiprofissional resolutivo.

Esse processo de qualificação teve início em julho de 2016, na região Norte de Saúde, para a implantação da unidade em Nova Venécia. Na região, 2.400 profissionais de saúde foram qualificados entre julho de 2016 e dezembro de 2017.

Na região Metropolitana de Saúde, as oficinas tiveram início no dia 15 de janeiro e a previsão é que o processo seja encerrado no início de julho. Serão qualificados no processo aproximadamente 10.300 profissionais de saúde.

Na região Central, cerca de 5.000 profissionais de saúde iniciam o processo de planificação entre os dias 19 e 23 de fevereiro, na primeira semana de planificação da Região Central, com oficinas que seguem até o mês de agosto.

E na região Sul, as oficinas de planificação começam no dia 5 de março e seguem até agosto. Um total de 4.274 profissionais irão participar das oficinas de planificação.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, explicou que a implantação da Rede Cuidar envolve a reorganização da atenção primária, da atenção ambulatorial especializada e a atenção hospitalar. Ele explicou que o processo de planificação das equipes segue até o mês de agosto deste ano, e é fundamental para o sucesso do programa.

“Precisamos mudar o processo básico de atendimento nas unidades básicas porque senão isso não funciona. Isso aqui só irá funcionar se a gente tiver uma unidade básica de saúde resolutiva. Esse novo modelo de atendimento visa dar qualidade no atendimento na atenção primária, que é a porta de entrada do SUS. Por isso estamos fazendo uma mobilização intensa na capacitação para a atenção primária. Vamos treinar cerca de 20 mil pessoas até agosto de 2018 no Estado inteiro”, destacou o secretário.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Planificação

De acordo com a superintendente da Região Central de Saúde, Luciane Cardozo, é a planificação que dará a sustentação para que esse novo modelo de atendimento funcione plenamente. “Essa capacitação que é o que vai dar vida a tudo o que está sendo proposto dentro da unidade, e proporcionar essa mudança de fluxo, essa mudança de fazer. Planificação é o movimento que está sendo feito, o repensar, o revisitar os processos de trabalho dentro das unidades de saúde nos municípios. Uma proposta que vem do Governo do Estado e que, para mim, é o grande diferencial do que está sendo proposto, pensado e discutido”, disse.

A superintendente da região Norte de Saúde, Gilcilene Pretta Cani Ribeiro, destacou que a proposta da articulação para a planificação foi coordenada pela Superintendência Regional Norte com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), e operacionalizada em cada município com envolvimento dos prefeitos, secretários municipais de Saúde e equipes técnicas. A região foi a primeira a iniciar o processo de planificação e a receber uma unidade da Rede Cuidar. “Tivemos oportunidade de qualificar conjuntamente toda a Região Norte para iniciar a nova proposta de Saúde para o Espírito Santo. Esse processo de trabalho exigiu muito esforço e conhecimentos técnicos especializados de diversos profissionais e, portanto, foi construído a várias mãos. A região foi pioneira e teve seu trabalho reconhecido e validado tornando-se a “região laboratório” para servir de modelo para implantação da proposta nas demais regiões de Saúde do Estado. Nós, da região Norte, iniciamos um marco para a saúde capixaba. Ainda há muitos desafios, mas estamos caminhando bem”, disse Pretta.

A Rede Cuidar em Nova Venécia foi inaugurada em 18 de setembro de 2017. Até o dia 6 de fevereiro foram atendidas 6.538 pessoas e realizados 29.686 consultas e exames.

Rede Cuidar

A Rede Cuidar propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames até a rede hospitalar. Entre os benefícios para a população estão o atendimento mais próximo do local de moradia do cidadão, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Estão previstas a implantação de cinco unidades da Rede Cuidar em todas as regiões do Estado. As unidades estão localizadas em Nova Venécia (em funcionamento), Santa Teresa, Linhares, Guaçuí e Domingos Martins. Com a implantação das cinco unidades, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral