Transporte e merenda escolar sem mistérios para municípios com solução da E&L

Publicado em 24/01/2018 às 16:15

Compartilhe

Para que o ano letivo numa rede pública de educação se inicie sem sobressaltos é preciso que tudo esteja funcionando perfeitamente, incluindo aí a merenda e o transporte escolar. Este último é um desafio ainda mais complexo quando se trata de municípios com boa parte da população vivendo em áreas rurais.

É aí que a tecnologia pode dar aquela força e ser a solução para o gestor, melhorando os serviços prestados para a população e ajudando a economizar recursos. Já há tecnologia que monitora toda a frota escolar ao longo do ano. E também a merenda, evitando desperdício.

Desenvolvido pela E&L Produções de Software, o Sistema de Frotas consegue definir rota, número de alunos e tipo de veículo mais adequado (ônibus ou micro-ônibus) para atender a demanda. Do setor do Sistema de Gestão da Educação da E&L, Marco Antônio Gonçalves dos Santos, explica como funciona.

Transporte e merenda escolar sem misterios para municipios com solucao da EeL 2“Baseado nos alunos distribuídos pela Chamada Escolar, o sistema marca os pontos de partida, o tipo de veículo e a rota. Cadastra o motorista e monitora todo o deslocamento do veículo, o que ajuda a controlar o uso de combustível e o custo e a frequência da manutenção. É um sistema que também atende as demais frotas do município”, acrescenta Marco Antônio.

Já o Sistema voltado para gestão de Almoxarifado, controla a entrada e a saída de materiais nas escolas, serve também para a gestão da merenda que chega e é consumida em cada unidade escolar. Além disso, há outro módulo que é o Cartão Alimentação do Aluno.

“Neste módulo, através do sistema mobile, a cantina da escola consegue saber a quantidade de alunos que vai merendar naquele dia, o que ajuda a diminuir o desperdício. E depois, baseado no gasto do mês anterior, enviar para o órgão responsável a quantidade de mercadoria que tem de ser enviada para a escola para não faltar merenda no próximo mês”, detalha Marco Antônio.

Mais tecnologia

Não só a gestão da frota do transporte escolar e da merenda pode ser melhorada com a tecnologia. Outras demandas do setor educacional também são atendidas pelo Sistema de Gestão da Educação desenvolvido pela E&L, que possui outros módulos com uma série de ferramentas.

Dentre elas, o Processo Seletivo de Professores, o Portal dos Alunos e Pais; a Gestão de Biblioteca, o Processo de Remoção de Professores; o Controle de Acesso e Frequência nas Escolas e a Gestão de Esportes.

Segundo a E&L, todas essas são soluções desenvolvidas para o setor público de educação, mas que também podem ser adaptadas para a iniciativa privada. É possível contratar cada módulo separadamente ou o sistema como um todo.

Saiba mais sobre a E&L no site: www.el.com.br

Veja também

lula_rio_doce_2

Lula afirma que governo tem apoio popular para enfrentar sanções de Trump

11072025-pzzb5414

Alfabetização infantil fica abaixo da meta nacional, aponta MEC

fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-28

Ministério da Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 2,5% e reduz projeção de inflação

Capa texto teleconsulta 09 07

Todos os 78 municípios do estado contam com salas de teleconsulta

capa_49015_AssembleiaLegislativaLucasSCosta5

Assembleia Legislativa anuncia concurso público com 35 vagas e salários de até R$ 9,6 mil

b044e60a2dc88717769a2fd06302da41_lg_original_

Faes alerta para impactos de tarifa dos EUA sobre produtos capixabas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 13.56.53

Projeto incentiva cultivo sustentável de cacau por agricultoras capixabas

{D5DBB1AA-6DEB-4DEE-34CA-D61ACE11D0D1}

Alfredo Chaves sedia final do Campeonato Brasileiro de Parapente de Pouso de Precisão