Fim de semana de música pela Rota Imperial do Espírito Santo

Publicado em 01/12/2017 às 14:05

Compartilhe

No próximo fim de semana, nos dias 2 e 3 de dezembro, acontecem os concertos musicais do 1º Festival Rota Instrumental, projeto interessado em unir música e patrimônio nas cidades por onde passa a Rota Imperial do Espírito Santo, que em 2016 completou 200 anos de história. São dois dias de programação gratuita para o público em locais históricos, nos municípios de Domingos Martins e Viana.

O espetáculo de música instrumental começa no sábado (02), às 22h, na Praça Dr. Arthur Gehardt, em Domingos Martins, ao lado da Igreja Luterana, construída no período imperial e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, onde acontece a programação do Brilho de Natal. O concerto será com o Orizzonti Sexteto, grupo de Jazz contemporâneo, formado pelos músicos, Cristiano Costa (clarinete), Daniel Freire (sax barítono), Renato Rocha (bateria), Bruno Santos (trompete), Wanderson Lopez (guitarra de oito cordas, arranjos e composições) e o convidado italiano Massimo ValentinI (saxofone). O grupo se apresenta com repertório autoral, além de composições de Milton Nascimento.

No domingo (03) a apresentação acontece dentro da Igreja de Araçatiba, em Viana, construída pelos Jesuítas e tombada desde 1950 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Após a missa das 19h, a igreja recebe uma apresentação da Camerata Vale Música, com repertório que inclui músicas populares e eruditas. Ouviremos os temas Over the Rainbow, Como é Grande o Meu Amor por você, Yesterday, dentre outras. A Camerata Vale Música, fundada há mais de 10 anos, é formada por jovens músicos e já realizou duas importantes turnês nacionais e uma turnê pelo Japão.

“Queremos propor uma experiência musical diferente que exalte todos os sentidos, principalmente os ouvidos e a visão. Sentir a música em locais com excelente tratamento acústico e com uma arquitetura tão peculiar é ressignificar nosso patrimônio e nossa relação com a música instrumental”, comenta Matheus Moretti, realizador do Festival. Com as duas apresentações, o Rota Instrumental pretende inaugurar um cenário mais aquecido para a música instrumental produzida no Espírito Santo e atrair o olhar dos capixabas para suas memórias, histórias e riquezas culturais.

O evento é uma realização de Matheus Moretti em parceria com a Caju Produções e conta com apoio da prefeitura de Viana e Domingos Martins. O projeto é uma iniciativa apoiada pela Secult (ES) através do Edital Setorial de Música do Governo do Estado do Espírito Santo.

O festival

O objetivo do Festival de Música Instrumental da Rota Imperial é fomentar a economia das diversas cadeias produtivas das regiões abrangidas pela Rota Imperial, por meio do turismo, da música e do patrimônio cultural. O projeto prevê atividades de formação, como as oficinas de luthieria que aconteceram nas cidades de Viana e Domingos Martins durante o mês de Novembro, e também concertos musicais dentro ou próximos a patrimônios históricos.

Serviço

02/12 (Sábado) Em Domingos Martins
Concerto com Orizzonti Sexteto
22h, na Praça Dr. Arthur Gehardt

03/02 (Domingo) Em Araçatiba – Viana
Concerto com a Camerata Vale Música
20h, na Igreja Nossa Senhora da Ajuda

Gratuito

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo