Música, dança, artesanato e muita comida: assim será a Noite Alemã em Santa Maria de Marechal

Publicado em 14/08/2017 às 17:59

Compartilhe

Música, grupos de dança, gastronomia alemã e muito chope gelado. Esses são os principais atrativos da 6° Noite Alemã, que será realizada no próximo sábado (19), a partir das 18 horas, no Salão Comunitário de Santa Maria de Marechal Floriano.

Nesta edição do evento, as atrações musicais são a Banda Pommerchor, Banda Pommern Mekas e Leandro Shaffel. Grupos de danças do município e também grupos convidados de outros municípios, farão apresentações durante toda a festa. A Noite Alemã também contará com exposição de Bauernmalerei – a Pintura Campestre Alemã – que é Patrimônio Cultural Imaterial de Marechal Floriano.

A artesã Angela de Fátima Azevedo, moradora de Vila Velha, é uma das participantes assíduas da Noite Alemã junto com a sua família. “Nós participamos desde a primeira edição. O clima é bem gostoso, a gastronomia é deliciosa, chope gelado e muita alegria. Este ano vamos novamente”, disse.

Os convites para a Noite Alemã são limitados e custam R$ 70,00. O ingresso dá direito à mesa de entrada – com frios, salsichas, pães, queijo, entre outras delícias – além do jantar, com cardápio típico alemão. As bebidas, incluindo o tradicional chope gelado, serão vendidas no local da festa. O evento é uma realização dos grupos de Dança Kindertanz e Grünes Tal e tem o apoio da Prefeitura de Marechal Floriano.

Tradições e preservação

Com forte influência das culturas imigrantes no município, o objetivo da Noite Alemã e preservar, resgatar e difundir as tradições alemãs, trazidas para Marechal Floriano desde 1889 da Alemanha.

Noite Alemã 2

Margareth Krohling, integrante da organização da Noite Alemã, destaca que essa festa é uma reunião das famílias descendentes. “As famílias se envolvem antes, durante e depois do evento. Já estamos fazendo o sauerkraut (chucrute). Além disso, no cardápio também terá joelho de porco defumado, carré suíno, salsichas e linguiças, pães e queijos, knodel (bolinhos cozidos feitos com pães, ovos, bacon, linguiça e especiarias), as tradicionais tortas de maçã e muito chope gelado”, disse.

Para a secretária de Cultura e Turismo de Marechal Floriano, Maria Goretti Pereira Pinto, a Noite Alemã movimenta a economia do município, fortalece o agroturismo, a rede hoteleira e pequenos empreendimentos.

“A Noite Alemã mantém viva as tradições do nosso município, fundamental para a nossa identidade cultural. Além disso, ela movimenta a nossa economia e gera renda para os pequenos empreendimentos. A Prefeitura fornece toda a estrutura da festa e ajuda na divulgação por saber a importância dela para o município. Estamos juntos com a comunidade de Santa Maria”, afirmou a secretária.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral