Grupos de trabalho vão acompanhar ações de recuperação da bacia do Rio Guandu

Publicado em 05/08/2017 às 10:59

Compartilhe

Conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu (CBH-Guandu) se reuniram na manhã da última quarta-feira (02), em Afonso Cláudio, para a 47ª reunião ordinária do comitê. O encontro serviu para apresentar os novos membros do colegiado – habilitados no processo eleitoral normal e simplificado para as vagas remanescentes – e a nova diretoria, empossada no último encontro.

Após as apresentações e aprovação das atas, a nova presidente do comitê, Kamila Vilas Pessoti Rodrigues, e o secretário executivo, Jonnyr Gonçalves Moreira, informaram sobre as atividades e reuniões dos últimos meses, que contaram com representação de conselheiros do CBH-Guandu. Um encontro de importante relevância para o comitê foi a cerimônia de pagamento simbólico aos produtores rurais da região por Serviços Ambientais (PSA) prestados.

O recurso, que está sendo pago aos produtores rurais contemplados pelo arranjo institucional firmado entre os Comitês de Bacia da porção capixaba do Rio Doce, Governo do Estado, The Nature Conservancy (TNC) e Instituto BioAtlântica (IBIO), servirá para compra de insumos destinados ao cercamento de nascentes e adequação ambiental das propriedades.

Outro evento recente que contou com a participação de conselheiros do CBH-Guandu foi o Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo (Enecob), realizado no início do mês de julho, em Vitória. A capital capixaba recebeu representantes de todos os comitês do estado, que colocaram em pauta, entre outros temas, a atual situação da crise hídrica e as etapas para implantação da cobrança pelo uso da água.

Grupos de trabalho

Grupos de trabalho vao acompanhar acoes de recuperacao da bacia do Rio Guandu 02Para subsidiar tecnicamente os programas e ações desenvolvidos na Bacia do Rio Guandu, foi criada a Câmara Técnica de Programas e Projetos (CTPP). Os membros da CT, juntamente com a equipe do IBIO – entidade delegatária e equiparada às funções de agência de água na Bacia do Rio Doce – serão responsáveis por acompanhar o andamento e implantação dos programas previstos no Plano de Aplicação Plurianual da Bacia do Rio Doce (PAP-Doce).

Durante a reunião também foram criados dois grupos de trabalho. O primeiro tem como objetivo articular as estratégias de mobilização e divulgação do início do projeto de cadastramento de usuários na Bacia do Rio Guandu, mobilização que contará com a participação e apoio da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).

Já o segundo grupo irá acompanhar, de perto, o andamento do Programa de Recomposição de Nascentes (P52), que está em fase de mobilização. A ideia é buscar produtores rurais interessados em aderir à iniciativa nos quatro municípios da Bacia: Afonso Cláudio, Brejetuba, Laranja da Terra e Baixo Guandu.

Programas previstos no PIRH

O analista de programas e projetos do IBIO, Elter Martins, apresentou o andamento dos programas previstos no Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH-Doce) e os respectivos planos de ações das Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (PARHs), que serão executados na Bacia do Rio Guandu, conforme hierarquização do Plano de Aplicação Plurianual (PAP).

A execução dos programas é custeada com recursos da cobrança pelo uso da água em âmbito federal, ou seja, com a verba oriunda da cobrança na calha do Rio Doce, já que a cobrança ainda não foi implementada no estado do Espírito Santo. De acordo com o PAP-Doce, para Unidade de Gestão de Recursos Hídricos (UGRH) do Rio Guandu, estão previstos os seguintes programas até 2020: Controle das Atividades Geradoras de Sedimentos (P12); Universalização do Saneamento (P41); Expansão do Saneamento Rural (P42); Incremento de Disponibilidade Hídrica (P21); Incentivo ao Uso Racional de Água na Agricultura (P22); Recomposição de APP e Nascentes (P52).

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral