Incaper realiza seminário sobre frutas nativas em Venda Nova do Imigrante

Publicado em 25/04/2017 às 18:51

Compartilhe

Com objetivo de mostrar a importância das frutas nativas da Mata Atlântica, seus diversos usos possíveis e suas características nutricionais, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou o “Seminário de Frutas Nativas”, que aconteceu no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Venda Nova do Imigrante, e contou com a participação dos alunos do ensino médio-técnico em administração e em agroindústria.

reminario de frutas nativas venda nova do imigranteO seminário faz parte do projeto “Caracterização físico-química e nutricional de frutas nativas da Mata Atlântica com potencial econômico e ambiental”, aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) no edital Pic Jr. “Esse edital tem como objetivo despertar a ciência em alunos do ensino médio. Por isso, o projeto deve ser desenvolvido em parceria com uma escola dessa modalidade. Eu optei pela parceria com o Ifes Venda Nova do Imigrante, pois ele tem curso médio/técnico em administração e agroindústria, além do curso superior em Ciência e Tecnologia dos Alimentos”, explicou a pesquisadora do Incaper Sarah Ola Moreira.

No projeto estão sendo caracterizadas, do ponto de vista morfológico e nutricional, cinco espécies nativas da Mata Atlântica. A Floresta Atlântica é uma área prioritária para conservação por abrigar elevada biodiversidade ameaçada pelas mudanças climáticas e pela ação do homem. Assim, conhecer e conservar seus recursos genéticos é de extrema importância para que não se perca, ainda mais, essa variabilidade genética. “Uma das formas de ampliar a conservação de espécies é torná-las conhecidas e úteis à população, seja na agricultura, na medicina ou na indústria. As frutas da Mata Atlântica possuem características como sabor e aroma atrativos, além de propriedades nutricionais, antioxidantes e antibacterianas, ainda pouco exploradas, devido a uma lacuna no conhecimento sobre as propriedades dessas frutas”, ressaltou a pesquisadora.

Primeiros resultados

Com o objetivo de mostrar um novo uso para a uvaia, uma das equipes preparou uma mousse. Durante a pesquisa para o seminário, os estudantes perceberam que o gosto da fruta era parecido com o de maracujá. “Os alunos usaram a receita de mousse trocando a polpa de maracujá pela polpa de uvaia. Eles também concluíram que é possível congelar a polpa, sem perder o gosto da fruta e que os frutos da Mata Atlântica podem ser usados em receitas que são feitas rotineiramente com outras frutas, com a vantagem de ser uma fruta da região”, ressaltou Sarah.

Próximos passos

Serão feitas expedições para identificação de plantas matrizes e coletas de amostras de frutos, folhas e solo. A avaliação das matrizes será feita por meio de descritores morfoagronômicos e dos atributos químicos de suas folhas e do solo. Nos frutos coletados de cada matriz serão feitas avaliações biométricas, físico-químicas, nutricionais e teor de elementos inorgânicos.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral