Santa Maria de Jetibá promove campanha do Dia Internacional da Língua Materna

Publicado em 18/02/2017 às 09:38

Compartilhe

No dia 21 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional da Língua Materna. A data foi instituída em 1999, pela 30ª Sessão da Conferência da Unesco, com o objetivo de promover a diversidade e desenvolver uma consciência maior das tradições linguísticas e culturais baseadas na compreensão e no diálogo.

Em comemoração a essa data, a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, lançou a campanha “Wij reere Pomerich”. O objetivo é dar ainda mais divulgação para a língua pomerana, através de matérias em sites, entrevista em rádios e cartazes que poderão ser baixados no site da prefeitura e fixados em locais públicos.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação, através do Programa de Educação Escolar Pomerana, da Secretaria de Cultura e Turismo, e da Secretaria de Gabinete, através da Gerência de Comunicação.

O que significa língua materna? É a língua da mãe ou a primeira língua, que a pessoa adquiriu na primeira infância, entre zero e três anos de idade. Uma língua materna pode ser adquirida até os 12 anos de idade. Após esse período, as habilidades linguísticas do falante são diferentes e toda língua aprendida depois passará a ser considerada como segunda língua. Os adultos aprendem uma ou mais línguas estrangeiras, mas não possuem a desenvoltura de um falante nativo dessas línguas.

O Brasil é um país que reúne enorme diversidade linguística. Há cerca de 2 milhões de pessoas que não têm o Português como língua materna, mas sim idiomas indígenas ou línguas de imigração. Segundo o Censo do IBGE de 2010, são faladas 274 línguas indígenas em território brasileiro. Além dessas, conforme o Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL, 2012), no País há aproximadamente 56 línguas de imigração, como o Pomerano, Hunsrückisch, Neerlandês, Talian. Neste sentido, a língua pomerana faz parte dos idiomas falados no Brasil e constitui parte do seu patrimônio imaterial, sendo língua materna de cerca de 300 mil pessoas.

O Pomerano é falado principalmente em comunidades localizadas nos Estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Minas Gerais. O município de Santa Maria de Jetibá espelha, de maneira ímpar, a diversidade linguística do Brasil: é marcante a presença da língua pomerana na região, falada pela maioria da população. O pomerano é a língua adquirida na primeira infância, e permanece como símbolo mais importante da identidade étnica e sociocultural deste povo. A língua pomerana é utilizada no cotidiano e em falas rituais como o convite de casamento e a fala do quebra-louças.

Com a implementação do Programa de Educação Escolar Pomerana (Proepo), em 2005, em vários municípios capixabas, a cultura e a língua pomerana passaram a ser mais valorizadas no ambiente escolar e no dia a dia da população. Em vez de proibir, como no passado, as redes municipais de educação estão na atualidade incentivando o uso da língua pomerana nas escolas, além de pregar o respeito pelas diferenças culturais que coexistem no País.

Um passo importante para a manutenção do idioma foi a cooficialização da língua pomerana. O pomerano é língua cooficial, ou seja, oficial ao lado do Português, em vários municípios do Estados do Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Mediante a cooficialização, o pomerano adquiriu o status de língua reconhecida oficialmente, com todos os direitos de uma língua oficial. É dever do poder público incentivar e apoiar o aprendizado e o uso da língua nas escolas e nos meios de comunicação, concedendo aos não falantes deste indioma (aqueles que falam somente o português) a oportunidade de se tornarem bilíngues. A partir da cooficialização, assegura-se espaço, visibilidade e voz à língua pomerana não apenas nas escolas, como também em todos os setores públicos e privados.

Trata-se de um acontecimento muito importante para o Espírito Santo e o Brasil, particularmente num momento em que o mundo se volta para o problema da extinção de línguas minoritárias e da urgência de intervenções de políticas públicas para garantir sua sobrevivência e vitalidade. O pomerano foi a primeira língua de imigração a ser cooficializada no Brasil.

No ano de 2000 celebrou-se pela primeira vez o Dia Internacional da Língua Materna no mundo todo. Numa mensagem lida durante a cerimônia, o então Secretário Geral da ONU, Kofi Annan, apoiou a celebração, já que esta cria consciência entre todos os povos sobre o valor das línguas. Reafirmando a importância de preservar a diversidade das línguas, o secretário solicitou maiores esforços para a revitalização das línguas como um patrimônio comum da humanidade.

Desde então, as comemorações em torno do Dia Internacional da Língua Materna ocorrem por meio de discursos e intercâmbios de experiências dirigidas por acadêmicos, linguistas, funcionários dos governos, entidades culturais e outros representantes dos estados membros sobre aspectos da cultura, educação e idiomas. Em todo o mundo são celebradas muitas atividades culturais locais, tais como leitura de textos e poesias nas escolas, exposições e peças teatrais, divulgando as atividades por meio de programas de rádio e de televisão e outros meios de comunicação locais e nacionais.

O tema de 2016 foi “Educação de qualidade, língua(s) de instrução e resultados de aprendizagem”. Este tema põe em relevo a importância das línguas maternas para a educação de qualidade e a diversidade linguística. Já no ano de 2017 o tema é “Em direção a um Futuro Sustentável por meio da Educação Multilíngue”.

Entre os dias 20 e 24 de fevereiro deste ano, a Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria de Jetibá, por meio do Programa de Educação Escolar Pomerana (Proepo), promoverá vários eventos no sentido de conscientizar a população acerca da diversidade linguística e dos direitos que as pessoas têm de falar a sua língua materna em qualquer ambiente que se encontre, além de receber instrução escolar por meio da mesma, com o intuito de conferir maior visibilidade à língua pomerana. Nas comemorações em torno do Dia Internacional da Língua Materna, a Secretaria de Educação contará com a participação das escolas, demais secretarias, instituições sociais, religiosas e financeiras.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral