Outubro Rosa com várias ações nas unidades de saúde de Marechal Floriano

Publicado em 26/10/2018 às 08:47

Compartilhe

Destinada a alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da saúde preventiva e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama, a campanha mundial de conscientização Outubro Rosa teve atividades em todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Marechal Floriano, sob orientação da Secretaria Municipal de Saúde.

“A medicina preventiva é um trabalho constante das nossas equipes. Mas, especificamente em relação à mulher, as ações ocorrem com bem mais intensidade ao longo do mês de outubro, destacando como símbolo da campanha o laço cor-de-rosa”, lembrou a enfermeira e responsável pelas unidades de saúde, Angélica Rossini.

Outubro Rosa com várias ações nas unidades de saúde de Marechal FlorianoO movimento foi iniciado na década de 1990, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Anos mais tarde, começou a ser realizado o Outubro Rosa em vários países, inclusive no Brasil.

Neste ano, em Santa Rita, a primeira atividade aconteceu no dia 21. A enfermeira responsável pela unidade, Marinalva Krüger Santana, e a presidente do Departamento Feminino da Grande Loja Maçônica de Marechal Floriano, Gertraude Koehlle, ministraram palestra falando sobre saúde da mulher e apresentaram vídeos do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para as moradoras do bairro atendidas na unidade.

“Tivemos um resultado muito positivo, 35 marcações de exames clínico da mama e de preventivos. A parceria que recebemos da Grande Loja Maçônica de Marechal em orientação, alimentos, divulgação, ornamentação, recreação e brindes para as crianças que compareceram, foi muito importante para esta unidade de saúde”, explica Marinalva Krüger Santana.

Outubro Rosa com várias ações nas unidades de saúde de Marechal Floriano 4Já Joaquim Serpa, presidente da Grande Loja Maçônica Baraquiel Pinto de Medeiros, em Marechal Floriano, diz que o objetivo principal da Ordem da Maçonaria é colaborar. “O que nos move é poder colaborar, participar e apoiar a comunidade no que for preciso. Afinal somos cidadãos florianenses”, ressalta.

“É muito bom ter uma campanha que ajuda a cuidar da gente. E quando acontece no final de semana é ainda melhor, pois moramos muito longe do centro e fica difícil sair nos horários em que trabalho na roça”, comentou a moradora de Costa Pereira, Célia Maria Borges de Melo, que completou 52 anos no dia da ação em Santa Rita.

No Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva, na sede, houve palestras sobre a prevenção e conscientização do Câncer de Mama, ministrada pela enfermeira Thays Soares De Freitas Costa. Além disso, foi servido um delicioso e farto café da manhã. A ação contou, ainda, com corte e tintura de cabelo, coleta de preventivo e muita interação entre adultos e crianças que compareceram à unidade. Sessenta pessoas participaram da ação, segundo a técnica de enfermagem Milena Shunk.

Outubro Rosa com várias ações nas unidades de saúde de Marechal Floriano 3Ações também no interior

Em Santa Maria de Marechal, teve palestra sobre o Câncer de Mama, exame preventivo e como realizar o autoexame. Alguns maridos acompanharam as esposas até a unidade de saúde. Por isso, a equipe aproveitou a presença dos homens para falar sobre o Câncer de Mama masculino e convidá-los para a programação do Novembro Azul.

Estavam presentes na ação da Unidade Básica de Saúde de Santa Maria de Marechal a enfermeira Gabriela Elizeu, pela técnica em Enfermagem Eliane Peres, além da agente comunitária de Saúde Shamada Kröhling e a recepcionista Sione Santos.

A ação do Outubro Rosa também aconteceu na Unidade Básica de Saúde de Soído de Baixo. Lá, as pessoas que compareceram assistiram à palestra sobre prevenção do Câncer de Mama e de Colo do Útero e fizeram testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Além disso, teve coleta de exame preventivo, exame das mamas e encaminhamento à Mamografia, aferição da pressão arterial e um saboroso café da manhã.

Outubro Rosa com várias ações nas unidades de saúde de Marechal Floriano 2A equipe de Soído de Baixo é formada pela enfermeira Flávia Mariano, pela técnica em Enfermagem Fernanda Erlacher, agente de Saúde Mônica de Almeida, recepcionista Carla Kiefer e higienizadora Luciene Vidal.

Em Rio Fundo, a unidade de Saúde abriu as portas para receber a população. A equipe preparou lembrancinhas e palestras para as mulheres. No entanto, devido a um acidente com o carro da equipe, outros serviços que seriam realizados foram agendados para uma nova data. Porém, quem compareceu à unidade logo pela manhã, recebeu uma pequena orientação e a lembrancinha.

Veja também

capa_49962_AssinaturaLei10122025LucasSCosta1

Ales garante fornecimento de aparelho que monitora glicose

supermercado- freepik

Vitória fecha novembro com uma das cestas básicas mais baratas entre as capitais brasileiras

CNH- FREEPIK

Aplicativo CNH do Brasil simplifica processo para obtenção da primeira habilitação

FOGOS DE ARTIFÍCIO- FREEPIK

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social

café -julio huber

Incaper leva ao Prointec orientações em fruticultura, pecuária e cafeicultura de montanha

Imagem do WhatsApp de 2025-12-08 à(s) 11.31.49_e8e943c5

Festa da Penha 2026 divulga programação com mais de 40 missas, 14 romarias e shows de Eliana Ribeiro e Thiago Brado

carro sendo abastecido - freepik

Sefaz realiza 21 bloqueios preventivos no setor de combustíveis no segundo semestre de 2025

ciclone_regioes

Ciclone extratropical no Sul e nova frente fria elevam risco de temporais no Sudeste