GASTRONOMIA

Gastronomia

Dobradinha com grão de bico 

Publicado em 04/11/2026 às 13:41

Compartilhe

COLUNA GATRONOMIA
Foto:Maria de Almeida

Sou fã incondicional dos pratos com dobradinha, o famigerado  “bucho”, que alguns, como eu, amam, e outros odeiam. Já tive oportunidade de prová-los em alguns países do mundo e, lá fora, ela tem nomes diferentes como, por exemplo: tripes, na França; tripas, em Portugal; callos, na Espanha; trippa, na Itália (inclusive na cidade de Florença há carrinhos de rua que preparam e servem um sanduiche delicioso de dobradinha denominado “lampredotto”); e mondongo, em alguns países de língua espanhola da América do Sul.

No Brasil é muito comum prepará-la com feijão branco ou com feijão-manteiga, ou com batatas: todas eu adoro! A que eu elaborei usei grão-de-bico e foi servida no almoço de uma sexta-feira aqui em casa, em Domingos Martins, ES, quando a compartilhamos com um casal de amigos e vizinhos do nosso condomínio.

Comecei colocando de molho em água fria, na noite anterior, 500 g de grão-de-bico. Em seguida iniciei a preparação de dobradinha propriamente dita: limpei-a de toda gordura, cortei-a em tiras e aferventei-a em água com caldo de limão por 15 minutos na panela de pressão. Então escorri a água do cozimento e repeti o processo: aferventei-a novamente em água com suco de limão por mais 15 minutos. Escorri esta água do cozimento e, aí sim, fritei uma colher de sopa de pasta caseira de alho e cebola em um pouco de azeite, adicionei a dobradinha e um copo e meio de água, um sachê de molho de tomates, temperei com sal, pimenta do reino moída na hora, lemon pepper e páprica doce, tampei a panela e deixei-a na pressão por 10 minutos.

Anúncio

Após liberar a pressão, abri a panela e verifiquei que já estava al dente. Adicionei, então, quatro linguicinhas calabresas defumadas cortadas em rodelas e cozinhei por mais uns 5 minutos. Deixei tudo esfriar e guardei na geladeira para finalizar no dia seguinte.

Na manhã do outro dia cozinhei, também na panela de pressão, o grão-de-bico devidamente escorrido da água em que ficou de molho, e adicionei uma colher de sopa rasa de sal grosso. Deixei-o na pressão por 20 minutos com 2 folhas de louro e, após esse tempo, estava al dente, perfeito! Escorri a água e adicionei-o à dobradinha, a qual já havia retirado da geladeira.

Quinze minutos antes de servir aqueci a preparação por uns 15 minutos mais. Na mesa, como entrada, tivemos uma salada mista (rúcula, tomatinho cereja, pepino japonês fatiado com molho agridoce e cubos de beterraba cozida com sal. Os acompanhamentos foram: feijão cozido e bem temperado com paio, e arroz branco. Um molho de pimenta calabresa não poderia faltar!

Anúncio

Ficou muito suculenta e saborosa, e o grão-de-bico foi um coadjuvante da melhor qualidade! Um vinho branco gelado da uva Malvasia harmonizou muito bem!

Bom proveito e até a próxima!

Veja também

10327

Investigado por aliciamento sexual de crianças no Paraná é localizado em Domingos Martins

COLUNA GATRONOMIA

Dobradinha com grão de bico 

Agrofest_3

Agrofest Caparaó terá três dias de shows e atrações gratuitas em Muniz Freire

Monte Urubu Adventure na comunidade de Belo Horizonte, em Anchieta. Foto Acervo do evento (21)

Monte Urubu Adventure terá parapente, caminhada ecológica e shows em Anchieta

C5F48140FC274B1588958031A1EAF8AF

Matilde lança projeto para integrar atrativos e fortalecer o turismo em Alfredo Chaves

bombeiros01

Governo do ES entrega 16 novas viaturas ao Corpo de Bombeiros com investimento de R$ 18,9 milhões

_dsc2293

Startups capixabas levam soluções tecnológicas do agro para missão internacional na Itália

20261029_140707-jpg

Incaper inicia caravana para preparar agricultores capixabas para os impactos do El Niño

Últimos artigos de Gastronomia

Dobradinha com grão de bico 

Bochecha bovina

La bellissima Toscana

Ratatouille  

Rosbife de fraldinha