Domingos Martins lidera produção de tangerina e concentra metade da colheita capixaba

Publicado em 03/07/2026 às 13:18

Compartilhe

tangerina -foto- Magnific

Foto: Magnifica

A Região Serrana abriga o principal polo produtor de tangerina do Espírito Santo. Em 2025, Domingos Martins manteve a liderança estadual ao colher 14.683 toneladas da fruta, volume que representa 50,4% das 29.133 toneladas produzidas em todo o território capixaba.

Os dados são da Gerência de Dados e Análises da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e mostram a força da fruticultura no município, impulsionada pelas condições climáticas favoráveis, pela tradição agrícola e pela atuação de produtores rurais, em sua maioria ligados à agricultura familiar.

Anúncio

O ranking estadual também destaca Conceição do Castelo, com produção de 3.708 toneladas, seguido por Marechal Floriano (1.680 toneladas), Alfredo Chaves (1.220 toneladas) e Santa Leopoldina (1.120 toneladas).

Somados, esses cinco municípios produziram 22.411 toneladas de tangerina em 2025, respondendo por aproximadamente 76,9% de toda a safra do Espírito Santo.

Cultura gera renda e fortalece a fruticultura

Além de ocupar espaço importante na mesa dos consumidores, a tangerina tem papel estratégico na economia rural capixaba. A cultura ocupa 1.265 hectares de área colhida no Estado e contribui para diversificar a produção agrícola, ampliar a renda das famílias do campo e fortalecer a fruticultura estadual.

Anúncio

Para o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, os números evidenciam o potencial da atividade e a capacidade produtiva dos agricultores capixabas.

“A produção de tangerina desempenha um papel relevante na diversificação da agricultura do Espírito Santo, gerando renda, promovendo a sustentabilidade das propriedades rurais e fortalecendo a fruticultura estadual. O desempenho dos municípios produtores demonstra a força do setor e o potencial da cultura para continuar crescendo e agregando valor à produção agrícola capixaba”, afirmou o secretário.

Fonte: Seag

Veja também

Festival de Inverno-238

Bergfreunde leva tradição germânica de Domingos Martins à abertura da Feira do Livro de Gramado

BPMA25-1024x491-1

Operação contra desmatamento ilegal aplica R$ 656 mil em multas no Espírito Santo

5d276d866a02dee9f2caeb6b6a0796a3_lg_original_

Pinheiros AgroShow reúne produtores e lideranças para discutir inovação e desafios do agronegócio no Norte do ES

27.08 (3)

Fiscalização de trânsito aborda mais de 2 mil condutores no Espírito Santo

cacau-freepik

Alfredo Chaves recebe treinamento gratuito sobre cultivo do cacau

sivaldo

Servidor da Prefeitura morre após descarga elétrica em Domingos Martins

259b69e0-4704-402e-a7d8-29f6689430fd

SUS terá três novos medicamentos de alta tecnologia para tratamento do câncer de pulmão

exportação- foto- magnific

Brasil critica tarifas dos EUA e mantém negociações por acordo comercial