Etapa estadual juvenil dos Jogos Escolares do Espírito Santo começa nesta terça-feira (30) em Guarapari

Publicado em 30/06/2026 às 10:41

Compartilhe

img_6050_1

Foto: Jonathas Bourguignon/Sesport

A etapa final estadual juvenil das modalidades coletivas dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) começa nesta terça-feira (30), no Sesc de Guarapari. A competição reúne estudantes-atletas de 15 a 17 anos nas disputas de basquete, futsal, handebol e vôlei, marcando o início de mais uma semana de confrontos que definirão os representantes capixabas na fase nacional.

A etapa juvenil tem a participação de 768 atletas, distribuídos em 64 equipes de 27 municípios. A cerimônia oficial de abertura será realizada às 13 horas desta terça-feira (30). Excepcionalmente, o evento foi transferido para essa data em razão da partida entre Brasil e Japão, válida pela segunda fase da Copa do Mundo, disputada na segunda-feira (29).

Anúncio

Antes da estreia da categoria juvenil, os Jogos encerraram, no último sábado (27), a etapa final estadual infantil, que reuniu 768 estudantes de 12 a 14 anos, representando 45 escolas de 29 municípios. Ao longo de uma semana de competições, 64 equipes disputaram o título estadual e as vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). A relação dos campeões está disponível ao final desta matéria.

As disputas da etapa juvenil seguem até o próximo sábado (4), mantendo Guarapari como sede do principal evento do esporte escolar capixaba. Nesta categoria, os participantes representam seleções municipais, diferentemente da etapa infantil, em que as equipes defendem suas escolas.

Os classificados para as finais estaduais conquistaram suas vagas após vencerem as etapas regionais dos JEES, realizadas entre maio e junho nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí, Itarana, Linhares, Marechal Floriano, Nova Venécia, São Mateus e Vitória.

Anúncio

Modalidades individuais

Além das competições coletivas, os Jogos Escolares do Espírito Santo também promovem disputas em 16 modalidades individuais, realizadas em etapas únicas entre maio e julho. No último domingo (28), foi a vez do badminton, disputado no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, na sede da Sesport.

A programação continua no próximo fim de semana, com as provas de tiro com arco, no sábado (4), e as competições de judô e triathlon, no domingo (5).

Vagas para as competições nacionais

Os campeões estaduais das modalidades coletivas e individuais garantem o direito de representar o Espírito Santo nas principais competições escolares do país. Os vencedores da categoria infantil disputarão os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em setembro, em Brasília (DF). Já os campeões da categoria juvenil participarão dos Jogos da Juventude, entre outubro e novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Sobre os Jogos Escolares

Promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), os Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) têm como objetivo ampliar a participação de estudantes das redes pública e privada em atividades esportivas, incentivando a integração entre as escolas e fortalecendo o esporte educacional.

Além de estimular hábitos saudáveis e o espírito esportivo, a competição contribui para a descoberta de novos talentos e para a formação integral dos estudantes, promovendo valores como cidadania, autonomia, respeito e trabalho em equipe.

Acompanhe todos os resultados pelo Instagram da Sesport (@sesportesoficial).

Confira a lista de campeões da etapa final estadual infantil dos JEES 2026:

Basquete

  • Feminino: UMEF Professora Nice de Paula Agostini Sobrinho (Vila Velha)
  • Masculino: Centro Educacional São Camilo (Cachoeiro de Itapemirim)

Futsal

  • Feminino: Centro Educacional Mundo Moderno (Cariacica)
  • Masculino: EMEF Deocleciano de Oliveira (Guaçuí)

Handebol

  • Feminino: Escola América (Vitória)
  • Masculino: UMEF Irmã Feliciana Garcia (Vila Velha)

Vôlei

  • Feminino: Escola Americana de Vitória (Vitória)
  • Masculino: EMEF Deocleciano de Oliveira (Guaçuí)

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesport

Veja também

whatsapp-image-2026-06-30-at-14-03-00

GWM lança fábrica em Aracruz e marca nova fase da indústria automotiva no Espírito Santo

IMG_1825.JPG

Caminhada reforça a importância da doação de sangue em Domingos Martins

capa

Mais de 200 voluntários participam de ação de doação de sangue em aniversário solidário de morador de Santa Maria de Jetibá

img_6050_1

Etapa estadual juvenil dos Jogos Escolares do Espírito Santo começa nesta terça-feira (30) em Guarapari

1

Incaper conclui entrega de 14 novos veículos para reforçar atendimento aos produtores rurais

capa

Estudante de Marechal Floriano representará o Espírito Santo no Programa Jovem Senador 2026

thumb-armadilhadasmoscasEDIT

Armadilhas ecológicas ajudam no monitoramento da mosca-das-frutas

capa

Com apoio do Sicoob, produtor amplia atividade e se consolida no mercado de carvão ecológico