Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

Publicado em 22/02/2026 às 09:58

Compartilhe

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Foto: Freepik

A inadimplência no Espírito Santo começou 2026 em queda e retirou 76,9 mil capixabas da condição de negativados. Em janeiro, a taxa ficou em 33,9%, um recuo de 1,8% em relação ao mês anterior (35,7%). Os dados são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo), com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A queda foi puxada principalmente pelas famílias com renda de até 10 salários mínimos (R$ 16.210), cuja inadimplência passou de 40,1% para 38%. A estimativa é que cerca de 73,9 mil capixabas desse grupo tenham deixado a inadimplência em janeiro. Já entre as famílias com renda superior a 10 salários mínimos, a taxa recuou de 11% para 10,5%, mantendo-se abaixo da média nacional dessa faixa (14,8%).

O índice estadual permanece próximo ao registrado em janeiro de 2025 (33,5%) e à média do ano passado (33,8%). O cenário, segundo o coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, exige atenção.

“O resultado é positivo, mas não significa que o problema esteja superado. A redução da inadimplência representa um alívio para milhares de famílias, especialmente as de menor renda. No entanto, seguimos em um patamar elevado e acima da média brasileira, o que mostra que o ambiente de crédito continua pressionado. A inadimplência faz parte do padrão de consumo brasileiro, mas níveis muito elevados reduzem a margem de manobra das famílias e limitam a capacidade de enfrentar imprevistos”, explicou.

Segundo dados do Serasa Experian analisados no relatório, o tíquete médio da dívida no Espírito Santo é de R$ 1.499,10 em janeiro. Além disso, o número médio de dívidas por capixaba inadimplente se aproximou de quatro no mês.

Houve ainda melhora na capacidade de pagamento das famílias com renda de até 10 salários. O percentual de famílias que afirmam ser capazes de pagar suas dívidas em atraso no próximo mês aumentou 1,7 ponto percentual, saindo de 13,3% em dezembro para 15,0% em janeiro. Esse aumento ocorreu pela redução daquelas famílias que afirmavam ser capazes de pagar só uma parte da dívida.

Outro ponto positivo observado em janeiro foi o aumento da participação das dívidas em atraso há até 30 dias entre ambos os grupos familiares. Entre as famílias de menor renda, a proporção avançou 0,8 ponto percentual, alcançando 15,7%. Já entre as famílias de maior renda, o aumento foi mais expressivo, de 6 pontos percentuais, elevando o índice para 33,3%.

“O aumento das dívidas com atraso de até 30 dias é positivo porque mostra que mais famílias estão conseguindo regularizar suas contas rapidamente, antes de entrar em inadimplência plena. Isso reduz a cobrança de juros e multas, evita que as dívidas cresçam demais e diminui os efeitos sociais da inadimplência, como queda no consumo e maior dificuldade de acesso ao crédito”, esclareceu Spalenza.

CARTÃO DE CRÉDITO – O cartão de crédito segue como a principal modalidade de endividamento das famílias capixabas: 99,4% das famílias de maior renda (acima de 10 salários mínimos) e 91,6% das de menor renda (até 10 salários) declararam utilizar essa forma de crédito.

Entre as famílias de menor renda, também se destacam carnês e crédito pessoal, geralmente associados a consumo imediato e juros mais elevados. Já entre as famílias de maior renda, predominam financiamentos imobiliários e de veículos, que distribuem o pagamento ao longo do tempo e estão ligados à aquisição de bens duráveis. Em geral, 89,5% das famílias capixabas possuem algum tipo de dívida a ser paga.

Fonte: Fecomércio

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral