Inscrições abertas para o Prêmio Queijos do Espírito Santo

Publicado em 02/02/2026 às 14:06

Compartilhe

queijo- freepik

Foto: Freepik

O Espírito Santo vai realizar um concurso estadual de queijos voltado à ampla participação das queijarias locais. As inscrições para o Prêmio Queijos do Espírito Santo começam nesta segunda-feira (02) e seguem abertas até o dia 5 de março, de forma gratuita, exclusivamente pelo site www.agrolegal-es.com.

O concurso será realizado nos dias 10 e 11 de março de 2026 e tem como objetivo valorizar a produção artesanal, estimular a melhoria da qualidade e dar visibilidade às agroindústrias familiares do Estado, que se destacam cada vez mais no cenário nacional.

A iniciativa é promovida pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper),  Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa  (Sebrae-ES), Organização das Cooperativas Brasileiras  (OCB) e da Faculdade Novo Milênio.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o concurso ajuda a valorizar a cadeia produtiva do leite no Espírito Santo.

“O Prêmio Queijos do Espírito Santo reconhece a qualidade do que é produzido pelas nossas queijarias e agroindústrias familiares e estimula a melhoria contínua dos produtos. É uma iniciativa que fortalece a identidade dos queijos capixabas, amplia a visibilidade do setor e cria novas oportunidades de mercado, especialmente para os pequenos produtores”, destacou.

Quem pode participar?

Podem participar queijarias e demais empreendimentos que produzam queijos ou requeijão no território capixaba, desde que estejam regularizados em serviço oficial de inspeção — municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF). As amostras dos produtos deverão ser entregues nos pontos de coleta no dia 9 de março.

O concurso contará com nove categorias, contemplando queijos frescos, maturados e o requeijão de corte, produto tradicional das queijarias e cooperativas de laticínios do Espírito Santo.

Pontos de coleta das amostras (9 de março):

  • Cachoeiro de Itapemirim: Escritório local do Incaper – Rua Dom Fernando, 29, 1º andar, Bairro Independência (8h às 11h30)
  • Colatina: Escritório local do Incaper – Rua Marechal Eurico Gaspar Dutra, 69, Esplanada (8h às 11h30)
  • Domingos Martins (Pedra Azul): Escritório local do Incaper – Rua Uliana, 80, Ed. Monhol (8h às 11h30)
  • Nova Venécia: Escritório local do Incaper – Av. Vitória, 624, Centro (8h às 11h30)
  • Vitória: Seag – Rua Raimundo Nonato, 116, Forte São João (8h30 às 16h)


Dúvidas?


Mais informações estão disponíveis no regulamento do concurso (no site agrolegal-es.com) ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

WhatsApp Image 2026-02-02 at 14.56.36

Santa Leopoldina promete Carnaval familiar com bonecos gigantes, marchinhas e shows regionais

queijo- freepik

Inscrições abertas para o Prêmio Queijos do Espírito Santo

WhatsApp Image 2026-02-02 at 13.29.32

Polícia recupera veículo furtado e apreende plantas de maconha em Marechal Floriano e Domingos Martins

WhatsApp Image 2026-02-02 at 13.21.36

Marechal Floriano completa um ano sem registros de homicídios

IMG_81103

Força pela Vida combate bebida e direção com operação Lei Seca

tempo- freepik

Espírito Santo terá temperaturas acima da média e menos chuvas em fevereiro

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde