Marechal Floriano completa um ano sem registros de homicídios

Publicado em 02/02/2026 às 13:43

Compartilhe

WhatsApp Image 2026-02-02 at 13.21.36

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

O município de Marechal Floriano alcançou a marca de 12 meses consecutivos sem ocorrências de homicídio, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). O último crime desse tipo foi registrado em janeiro de 2025. Na ocasião, a vítima, a servidora pública Damiana Santos, foi encontrada morta na residência do então companheiro, na localidade de Soído de Baixo.

Segundo a Polícia Civil, a redução dos homicídios está diretamente relacionada à atuação conjunta com a Polícia Militar, que reúne policiamento ostensivo, investigações qualificadas e ações de inteligência. 

Um dos principais focos desse trabalho tem sido o combate ao tráfico de drogas, prática frequentemente associada a crimes violentos. Prisões, respostas rápidas e presença constante das forças policiais são apontadas como fatores decisivos para inibir a atuação criminosa.

De acordo com o delegado de Polícia Civil, Luciano Paulino, a integração entre as instituições fortalece a sensação de segurança e desestimula crimes graves. “Quando o Estado consegue dar respostas rápidas, concluir inquéritos e efetuar prisões, o criminoso percebe que não há espaço para a impunidade. Isso reflete diretamente na redução dos crimes mais graves”, afirmou o delegado.

O delegado da Polícia Civil, Luciano Paulino, acredita que a presença policial é um dos fatores que inibe crimes violentos/ Foto: Policia Civil

Além da ausência de homicídios, o delegado destacou que outros indicadores também apresentaram queda no município. “Tivemos quedas em roubos, furtos e crimes contra o patrimônio. Com nossa atuação preventiva, aliada ao uso de inteligência policial, isso se torna fundamental para a manutenção desses resultados”, concluiu.

Apesar de não ter registrado novos homicídios ao longo de 2025, o último caso ocorrido em Marechal Floriano colocou a cidade entre as 20 do Espírito Santo que contabilizaram registros de feminicídio no período. No mesmo ano, o Estado somou 34 mulheres assassinadas por razões de gênero, evidenciando que, mesmo diante da redução dos homicídios, a violência contra a mulher permanece como uma ferida aberta e preocupante no cenário capixaba.

Relembre o caso Damiana

O último homicídio registrado em Marechal Floriano ocorreu em 19 de janeiro de 2025 e foi um caso de feminicídio que causou grande comoção na cidade. A vítima, a servidora pública Damiana Santos, foi encontrada morta na residência do então companheiro, na localidade de Soído de Baixo.

De acordo com laudo da Polícia Civil, Damiana apresentava graves lesões no rosto, pescoço, cabeça e coluna cervical. A perícia apontou que ela foi assassinada com golpes de martelo, além de socos, chutes e sinais de estrangulamento. Outros exames complementares foram solicitados para apurar possíveis agravantes.

Damiana era conhecida na comunidade pela atuação na Secretaria Municipal de Esportes e também como empreendedora. O sepultamento ocorreu no cemitério de Victor Hugo, sob forte comoção popular. Ela deixou um filho de 9 anos.

O inquérito policial foi concluído no dia 23 de janeiro, sob responsabilidade do delegado Luciano Lucindo. O acusado foi preso dois dias após o crime e indiciado por feminicídio, com agravantes de extrema crueldade e por impossibilitar qualquer chance de defesa da vítima. O caso ainda segue na justiça.

Veja também

WhatsApp Image 2026-02-02 at 14.56.36

Santa Leopoldina promete Carnaval familiar com bonecos gigantes, marchinhas e shows regionais

queijo- freepik

Inscrições abertas para o Prêmio Queijos do Espírito Santo

WhatsApp Image 2026-02-02 at 13.29.32

Polícia recupera veículo furtado e apreende plantas de maconha em Marechal Floriano e Domingos Martins

WhatsApp Image 2026-02-02 at 13.21.36

Marechal Floriano completa um ano sem registros de homicídios

IMG_81103

Força pela Vida combate bebida e direção com operação Lei Seca

tempo- freepik

Espírito Santo terá temperaturas acima da média e menos chuvas em fevereiro

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde