Força pela Vida combate bebida e direção com operação Lei Seca

Publicado em 02/02/2026 às 08:46

Compartilhe

IMG_81103

Foto: Brenda de Paula / Ascom – Detran|ES

Na noite dessa sexta-feira (30) e madrugada de sábado (31), foi realizada mais uma operação integrada Força pela Vida com foco na Lei Seca, na Região Metropolitana da Grande Vitória e no interior do Estado. Dezesseis condutores se recusaram a soprar o bafômetro e um motorista foi flagrado dirigindo sob efeito de álcool. A mistura proibida de álcool e direção foi o alvo da fiscalização simultânea em pontos de abordagem das forças de segurança em Vitória, Serra, Guarapari, Viana e Linhares.

A ação foi realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) em integração com forças de segurança pública e viária que compõem o Comitê Integrado de Preservação da Vida no Trânsito e faz parte da mobilização nacional de blitze temáticas da Lei Seca, em alinhamento ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).

Durante a operação, os agentes abordaram 556 veículos nos seis pontos de fiscalização nos municípios. Foram realizados 519 testes do etilômetro (bafômetro): 01 condutor foi flagrado dirigindo sob a influência de álcool e 16 condutores se recusaram a fazer o teste do etilômetro (bafômetro) e foram autuados, respectivamente, pelas infrações previstas nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que preveem multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Ao todo, foram registradas 131 infrações de trânsito por condutas vedadas pela legislação e que colocam em risco a segurança nas vias. Além das infrações relacionadas à alcoolemia, foram registradas principalmente as seguintes infrações: conduzir veículo não licenciado (38), conduzir veículo sem cinto de segurança (09), veículo em mau estado de conservação (03), conduzir veículo sem possuir habilitação (03), permitir posse a condutor inabilitado (03), entre outras.

A gerente de Fiscalização do Detran|ES, Flávia Jordane, destaca a importância da participação das agências de trânsito para a promoção da segurança nas vias. “Por meio do Comitê Integrado de Preservação da Vida, estamos intensificando as ações do programa Força pela Vida, com a integração dos órgãos envolvidos com o trânsito do Estado. Temos atuado com agentes do Detran|ES, Polícia Militar, Polícia Civil, guardas municipais e PRFs, em uma abordagem ampla em todo o Estado. O objetivo é aumentar o nosso alcance de abordagens e mostrar ao cidadão que ainda insiste em descumprir as regras que estamos presentes. Estamos diante de um cenário inaceitável de mortes e vamos ampliar a fiscalização de trânsito com o objetivo principal de inibir as condutas irresponsáveis nas vias e salvar vidas”, disse Jordane.

A operação Força pela Vida contou com a participação de 73 agentes, do Detran|ES, da Polícia Militar do Espírito Santo, por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran), Guardas Municipais de Serra e Vitória, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT), Polícia Científica e Samu.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Veja também

IMG_81103

Força pela Vida combate bebida e direção com operação Lei Seca

tempo- freepik

Espírito Santo terá temperaturas acima da média e menos chuvas em fevereiro

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce