Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

Publicado em 15/12/2025 às 11:21

Compartilhe

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Foto: Freepik

Na última sessão da Câmara de Venda Nova do Imigrante, realizada na terça-feira (9), foi aprovado o Projeto de Lei nº 049/2025 que dispõe sobre a obrigatoriedade de remoção de cabos e fiação aérea excedentes, sem uso ou em condições inadequadas pelos postes da cidade. A proposta é de autoria do vereador Carlos Alberto Minet.

A iniciativa busca enfrentar um problema recorrente nas vias urbanas: o acúmulo de cabos abandonados, fiação irregular e estruturas aéreas que afetam a estética da cidade, dificultam a manutenção da rede e podem gerar riscos à população. O projeto pretende organizar de maneira mais eficiente o uso do espaço nos postes, garantindo mais segurança e responsabilidade por parte das empresas ocupantes.

Durante a tramitação, o vereador Carlos Alberto Minet apresentou duas emendas — uma aditiva e uma modificativa — que foram analisadas pelas comissões competentes e aprovadas por unanimidade.

Principais pontos do Projeto de Lei nº 049/2025, com as emendas aprovadas:

  • Torna obrigatória a remoção de cabos excedentes, sem uso ou em condições inadequadas;
  • Determina que todos os cabos ativos passem por processo de padronização e alinhamento, seguindo normas técnicas, como a NBR 15214;
  • Inclui a obrigatoriedade de identificação dos cabos em todos os vãos de postes, garantindo rastreabilidade e responsabilidade das empresas ocupantes;
  • Estar devidamente regularizados e autorizados pelo Município;
  • Estabelece que o Poder Executivo Municipal ou a concessionária de energia elétrica ficará responsável por notificar empresas ocupantes para que cumpram as exigências de padronização, identificação e remoção nos prazos definidos em lei.
  • Novos projetos de instalação deverão conter cabeamento identificado; ser instalados separadamente, salvo quando o avanço tecnológico permitir compartilhamento e estar devidamente regularizados e autorizados pelo Município;

De acordo com o vereador Carlos Minet, o objetivo é “modernizar a gestão da infraestrutura aérea, aumentar a segurança de pedestres e motoristas, facilitar o trabalho de fiscalização e reduzir o emaranhado de fios que afeta a estética e a funcionalidade das vias públicas”, explicou.

Com a aprovação, o Projeto de Lei segue para sanção do Poder Executivo.

Com informações da Câmara de Venda Nova.

Fonte: Rádio FMZ

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral