Sesa promove seminário que orienta municípios capixabas para enfrentar o período sazonal das arboviroses

Publicado em 12/12/2025 às 14:42

Compartilhe

20251210_100911

Foto: Divulgação/ Sesa

Com o objetivo de fortalecer a preparação e a resposta às epidemias de arboviroses no Estado e auxiliar na construção dos planos de contingência municipais no enfrentamento a essas doenças, a Secretaria da Saúde (Sesa) promoveu o “Seminário de Preparação dos municípios do Espírito Santo para o Período Sazonal das Arboviroses”. O encontro, que contou com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), reuniu gestores municipais, estaduais e federais, além de profissionais de saúde da Vigilância, da Atenção Primária à Saúde e Laboratorial, aconteceu nessa quarta-feira (10) e quinta-feira (11), em Vitória.

Durante o encontro, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, agradeceu a adesão dos municípios e a presença dos profissionais. “A preparação para o período sazonal das arboviroses é fundamental para reduzir os impactos sociais e de saúde pública causados por doenças como dengue, chikungunya e Zika”, afirmou.

Nos anos de 2023 e 2024, o Espírito Santo enfrentou as maiores epidemias de dengue de sua história recente, com elevado número de casos e impactos significativos na rede de saúde e na população. Esse cenário reforça a importância da preparação antecipada e coordenada para o enfrentamento de novas epidemias de dengue e de outras arboviroses, como chikungunya, Zika. Nesse contexto, o Seminário objetivou também fortalecer os municípios na preparação adequada, com integração de esforços, planejamento conjunto e troca de experiências.

A mesa de abertura contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Jr, que também ministrou a palestra sobre “Arboviroses no Brasil: Perspectivas e preparação”, além de destacar as novas tecnologias em prol do combate às arboviroses. “Esse espaço é de fundamental importância para que o Estado possa mostrar quais são as medidas que vêm tomando de maneira preventiva para assessoria aos municípios e apoio ao controle do vetor, organização da rede assistencial da atenção aos pacientes com dengue”, disse o profissional.

Durante o primeiro dia de encontro, as palestras abordaram as temáticas de “Vigilância epidemiológica das arboviroses no Espírito Santo”; “Manejo clínico da dengue na APS e na rede de urgência emergência”; “Vigilância laboratorial”; e “A importância da integração entre Vigilância e assistência no combate ao Aedes”. No segundo dia as temáticas trabalhadas foram sobre “Manejo clínico da dor na chikungunya”; “Estruturação da rede de assistência à saúde para arboviroses”; “Mapa de risco das arboviroses no Espírito Santo”; “Investigação de óbito por arboviroses”; e “Vacina da dengue: o cenario do Espirito Santo”. As palestras ministradas durante o Seminário tinham por objetivo auxiliar os profissionais de saúde na construção de seus planos de contingência.

Estiveram presentes ainda na mesa de abertura a subsecretaria de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Sanches; o presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES) e secretário Municipal de Saúde de Ecoporanga, Michel Fernando Barth; a gerente da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Vitória, Geane Sobral; e da conselheira estadual de Saúde, Maria Aparecida Alves Souza.

Preparação e conhecimento

Durante as primeiras palestras de quarta-feira (10), os profissionais presentes puderam compreender sobre o panorama nacional das Arboviroses. O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Jr, apresentou orientações para a construção de planos de contingência municipal. O profissional destacou também a importância das discussões neste período. “É de fundamental importância o Seminário, é uma medida bem recebida e estratégica da Sesa em realizar este evento prático e objetivo, neste momento e que com certeza fortalece o serviço de saúde do Estado para o enfrentamento das arboviroses que é um grande desafio do País”, pontuou.

Logo em seguida, a consultora no Espírito Santo da Coordenação-Geral de Vigilância de Arboviroses (CGARB) do Ministério da Saúde, Lesliane Amorim, trouxe o panorama epidemiológico estadual e falou sobre os processos de vigilância epidemiológica e das estratégias de qualificação dos dados.

O plano de contingência se caracteriza por um documento elaborado com o intuito de auxiliar Estado e municípios na resposta às epidemias das arboviroses, cujas consequências podem provocar sérios danos às pessoas, ao meio ambiente e à economia dos entes integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fortalecimento das ações

Embora os casos das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, chikungunya e Zika sejam notificados em toda época do ano, elas apresentam um padrão sazonal, com aumento do número de casos e o risco para epidemias, principalmente, a partir dos meses de outubro e novembro, uma vez que o clima quente e as chuvas favorecem a proliferação do mosquito, acelerando o ciclo de vida do inseto e aumentando os focos de água parada que servem de criadouro.

A promoção do “Seminário de Preparação dos municípios do Espírito Santo para o Período Sazonal das Arboviroses” se soma às ações realizadas ao longo do ano pela Sesa, em conjunto às ações do Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses (CICC – Arbovirose), como capacitações e mobilização, a última realizada no dia 06 de dezembro de norte a sul do Estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial

In the Hospital Operating Room Diverse Team of Professional Surgeons and Nurses Suture Wound after Successful Surgery.

Mobilização nacional para ampliar cirurgias eletivas no Estado acontece neste fim de semana

Coro Vox Victória

Coro Vox Victória se apresenta em Marechal Floriano e encerra temporada sobre consciência ambiental

Saúde Coletiva do Brasil

Profissionais do ICEPi apresentam trabalhos científicos no maior congresso de Saúde Coletiva do Brasil

takewondo

Sesport sedia Exame Estadual de faixa preta e dan de taekwondo

carreta de especialistas

Em nova rodada, carretas do Agora Tem Especialistas chegam a mais 15 municípios de 24 estados e o Distrito Federal

lula-conselhao-mc_abr_04122025-13

Lula disse a Trump que América Latina é zona de paz

julgamento-trama-golpista-mc_abr_11092025-8

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky