Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Publicado em 04/12/2025 às 08:30

Compartilhe

sau (1)

Foto; Divulgação/ sesp

Servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram de uma capacitação em primeiros socorros na última quarta-feira (26), realizada no auditório do Ciase, em Vitória. O treinamento, promovido em parceria com a Gerência de Integração Comunitária  da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Gici/Sesp) foi conduzido pela capitã Andresa, gerente da Gici.

A programação contou com demonstrações práticas utilizando simuladores de engasgo — incluindo um manequim infantil que reage ao receber corretamente a manobra — e modelos adultos para aplicação das técnicas de atendimento inicial. Durante o curso, os participantes também aprenderam a avaliar a cena, garantir a segurança do ambiente e agir diante de situações como hemorragias, AVC, convulsões, queimaduras, intoxicações e parada cardiorrespiratória. Ao final, receberam certificados emitidos pela Sesp.

Segundo a capitã Andresa, o objetivo da formação é preparar os profissionais para agir com segurança e rapidez, especialmente nos primeiros minutos de uma emergência. “Emergências podem acontecer em qualquer lugar, e a ação correta aumenta a sobrevida da vítima e evita o agravamento da situação”, afirmou a instrutora, que destacou o engajamento dos servidores durante o curso.

Para a psicóloga do Núcleo de Saúde (Nusa) do Iases, Sandra Lima, o treinamento tem impacto direto no atendimento aos socioeducandos. “A formação ajuda os profissionais a prestarem os primeiros atendimentos em situações de urgência e emergência envolvendo socioeducandos e colegas de trabalho”, explicou. Ela informou ainda que novas capacitações para os servidores devem ser realizadas em parceria com o Corpo de Bombeiros em 2026.

O agente socioeducativo da Unidade de Internação Provisória II (Unip II), Nicolas Pereira, participou da simulação da manobra de desengasgo de bebê e destacou a importância da metodologia adotada no curso. “A didática acessível da Capitã Andresa facilitou a compreensão de conteúdos complexos. A experiência prática, especialmente a manobra de desengasgo em bebês, foi transformadora. Ter a oportunidade de vivenciar algo inédito é fundamental, porque me prepara para atuar com segurança e proficiência em qualquer emergência, seja no trabalho ou na vida pessoal”, pontuou.

A assistente social do Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae) do Iases, Carla dos Santos Gomes, destacou que a capacitação ofereceu orientações diretas e aplicáveis ao cotidiano dos servidores. “O curso reforçou a importância de manter a calma, agir com segurança e dominar técnicas que fazem diferença em momentos críticos, mostrando de forma simples como atitudes básicas podem salvar vidas”, explicou.

A capacitação integra as ações permanentes de formação desenvolvidas pelo Iases, com foco na prevenção de acidentes, no cuidado com servidores e socioeducandos e na melhoria contínua do atendimento socioeducativo no Espírito Santo.

Texto: Rafaela Salvador/IASES /Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesp

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo