Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo
Publicado em 03/12/2025 às 14:01
Foto: Divulgação/ Setur
O consórcio responsável pela construção do novo Pavilhão de Carapina, no município da Serra foi definido na tarde desta terça-feira (02). O grupo capixaba CCG Construções Ltda. venceu o leilão após disputar com outras 12 empresas, apresentando a melhor combinação entre proposta técnica e valor ofertado.
O empreendimento é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) e do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES). O lance vencedor foi de R$ 221.078.986,61, abaixo do orçamento estimado pelo Governo do Estado, de R$ 228 milhões. A inauguração está prevista para 2029.
Localizado na Rodovia do Contorno (BR-101), o atual Parque Estadual Agropecuário Floriano Varejão, conhecido como Pavilhão de Carapina, ocupa cerca de 109 mil metros quadrados, distribuídos em diferentes pavilhões, áreas de apoio, estacionamento e espaços arborizados. A nova estrutura substituirá o complexo existente, ampliando a capacidade e qualificando o padrão dos eventos realizados no Estado.
Um novo Centro de Eventos para o Espírito Santo
O projeto prevê cerca de 29 mil metros quadrados de área construída, sendo 23 mil metros quadrados dedicados ao pavilhão principal, dimensionado para receber mais de 35 mil pessoas em feiras, convenções e grandes exposições. O centro de convenções com capacidade para até 1.600 participantes, 2.735,41 metros quadrados de área externa de exposição, estacionamento ampliado com 1.829 vagas e setor reservado para futura expansão do complexo.
Para garantir a continuidade da agenda anual, uma estrutura provisória será instalada no local durante o período das obras, evitando impacto no calendário de eventos.
Impulso direto para o turismo capixaba
A construção do novo Pavilhão de Carapina é um marco estratégico para o desenvolvimento do Espírito Santo. Com uma estrutura moderna, versátil e alinhada aos padrões nacionais e internacionais, o Estado amplia sua competitividade no turismo de negócios e eventos, segmento que movimenta toda a cadeia produtiva que envolve hotelaria, gastronomia, transporte, serviços e comércio.
“O Pavilhão de Carapina sempre foi um símbolo das feiras, exposições e encontros que movimentam a economia capixaba. Com a nova estrutura, fortalecemos de maneira decisiva o turismo de negócios e eventos, um dos setores que mais gera empregos, atrai investimentos e impulsiona o desenvolvimento regional”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Setur