Depósito com cerca de 100 veículos abandonados em Domingos Martins escondia focos de mosquito
Publicado em 17/11/2025 às 09:17
Texto: Bruno Caetano / Fotos: Polícia Civil
A Polícia Civil do Espírito Santo buscou ajuda de agentes de saúde de Domingos Martins para vistoriar e iniciar o processo de remoção de dezenas de veículos abandonados em uma propriedade na região de Perobas, zona rural do município. A operação é um desdobramento das ações de combate ao tráfico de drogas realizadas na localidade nas últimas semanas.
Segundo o delegado Luciano Paulino, responsável pela operação, o local funcionava como um ferro-velho clandestino, mantido por um homem que foi preso na semana passada durante cumprimento de mandados de busca e prisão. Em operações anteriores, a polícia já havia detido traficantes na região e, com o apoio da Polícia Militar, identificado a existência do depósito irregular de carros.

Veículos acumulados ao longo dos anos
De acordo com a Polícia Civil, o responsável pelo espaço teria acumulado, ao longo dos anos, cerca de 100 veículos. Inicialmente, os automóveis ficaram dentro da propriedade particular do suspeito. Depois que o espaço ficou insuficiente, ele passou a deixar carros e peças também na via pública, ocupando trechos da estrada rural e áreas de servidão.
“Os veículos estavam em avançado estado de abandono, muitos deles tomados pelo mato, com pneus e partes expostas, alguns sob lonas e telhas improvisadas. Há suspeitas de crimes ambientais, infrações contra a saúde pública e possíveis adulterações em alguns veículos”, afirma o delegado.
Os peritos criminais realizaram vistorias em todos os automóveis, e os laudos devem confirmar, nos próximos dias, mas já foi confirmada a existência de um carro com restrições com restrição de furto/roubo.

Focos de mosquitos encontrados no local
A operação contou com equipes da Vigilância em Saúde, Agentes de Endemias, Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária do município. Logo no início dos trabalhos, foram identificados diversos focos de larvas de mosquito em latarias, pneus, recipientes e lonas.
Uma das agentes encontrou um foco considerado grande, com várias larvas, que foi encaminhado ao laboratório para análise. O delegado classificou o local como uma “situação absurda”, devido ao risco para os moradores da região.

A propriedade fica em uma área rural com presença de produtores e trabalhadores rurais. De acordo com o delegado, a situação expunha a comunidade a riscos ambientais, sanitários e de segurança.
“O acúmulo irregular de carros, lixo, pneus e peças a céu aberto criou um cenário perigoso para toda a região. Além da questão da saúde pública, há suspeitas de crimes ambientais e de adulteração de veículos”, afirmou.
A Prefeitura de Domingos Martins participou com equipes de fiscalização e apoio técnico. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ação integra a estratégia de prevenção à dengue no início do período chuvoso.
O delegado explicou que a prioridade da força-tarefa é eliminar os focos do mosquito e organizar a documentação necessária para iniciar o processo de remoção dos veículos. Os carros serão retirados após a conclusão dos laudos periciais.
“É um trabalho que começou hoje, mas vai continuar. A intenção é resolver toda a situação”, informou.
Carro com registro de furto
Entre os veículos identificados está um automóvel com registro de furto ocorrido em 3 de novembro de 2021, em Jardim Camburi, Vitória. O caso foi registrado na Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos. O histórico aponta que a vítima estacionou o carro na rua e, ao retornar, encontrou o local vazio. O veículo agora será novamente periciado para confirmação de adulterações.

A Polícia Civil informou que a ação realizada na última semana é continuidade de uma série de operações realizadas nos últimos meses, que vêm resultando na prisão de diversos suspeitos de tráfico em Melgaço, Ponto Alto, Perobas e Paraju e que as investigações devem continuar.
*Atualização da matéria realizada às 17h30.