Sesa descarta Covid-19 como causa de surto no Hospital Santa Rita

Publicado em 01/11/2025 às 11:16

Compartilhe

surto do HSR

Foto: Divulgação/Governo ES

As investigações laboratoriais realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espírito Santo (Lacen/ES), da Secretaria da Saúde (Sesa), em amostras de pacientes recorrentes do surto intra-hospitalar registrado no Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, descartaram a presença da Covid-19 ou de qualquer nova cepa do vírus.

Além disso, as análises, até o momento, não apontam a presença de nenhum vírus como responsável. “As transmissões ficaram restritas a pessoas que estiveram em ambientes de internação do hospital, reforçando que não há risco de disseminação na comunidade”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

Ainda segundo o secretário, o trabalho dos profissionais na investigação também não identificou, até o momento, nenhum caso de transmissão de uma pessoa para outra. “A Secretaria segue monitorando a situação e adotando todas as medidas necessárias para garantir a segurança de pacientes, profissionais e da população”, destacou Hoffmann.

O trabalho de vigilância e investigação do surto intra-hospitalar registrado no Hospital Santa Rita é realizado pela Secretaria da Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e em parceria com o Ministério da Saúde e secretarias de saúde municipais.

Entre as ações, têm-se as análises laboratoriais; a investigação e monitoramento de casos suspeitos; a produção de material técnico para orientação e suporte às equipes de saúde do Estado; além da criação de material orientativo para informar a população. “Nosso compromisso é garantir a segurança e a saúde de todos, oferecendo o apoio necessário para superar este desafio”, pontuou o secretário de Saúde.

Como é definido um caso suspeito

Por meio da Nota Técnica Conjunta Nº 02 SESA/SSVS/GEVS, é considerado um caso suspeito do surto intra-hospitalar registrado no Hospital Santa Rita aquela pessoa tenha passado por setor de internação do Hospital após o dia 20 de setembro deste ano, como trabalhadores, acompanhante/visitante ou paciente e que atenda a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Apresente febre e pelo menos dois dos seguintes sintomas: mialgia, cefaleia ou tosse. E que não apresente dor de garganta, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos ou
  • Apresente febre e alteração radiológica pulmonar, e pelo menos um dos seguintes sintomas: mialgia, cefaleia ou tosse.

A nota foi encaminhada aos serviços de saúde de todo o Estado a fim de orientar os profissionais na conduta assistencial. Ela destaca ainda que sintomas como dor de garganta, coriza, perda de olfato ou paladar não caracterizam caso suspeito.

A Secretaria da Saúde ressalta ainda que, aquela pessoa que teve contato com paciente do Hospital Santa Rita ou esteve no Hospital após a data de 20 de setembro e apresente os sintomas, procure o serviço de saúde mais próximo e relate aos profissionais de saúde o vínculo com a unidade.

Podemos considerar uma pandemia ou um surto

A Secretaria da Saúde informa que há importantes diferenças entre os termos pandemia e surto. A pandemia acontece quando uma doença se espalha por vários países ou continentes, atingindo um grande número de pessoas, como foi a Covid-19 em 2020. Já o surto acontece quando há um aumento localizado de casos de uma doença — ou seja, restrito a uma área ou instituição.

Segundo explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, o que acontece atualmente no Hospital Santa Rita deve ser considerado um surto. “O caso do Hospital Santa Rita é um surto localizado, e até o momento não há evidências de transmissão de pessoa a pessoa, não apresentando disseminação”, reforçou o subsecretário.

Informações seguras
A Secretaria da Saúde (Sesa) reafirma o compromisso com a população capixaba em fornecer esclarecimentos transparentes e baseados em evidências técnicas sobre a investigação e o controle do surto no Hospital Santa Rita.

Para acessar as informações oficiais e fidedignas, atualizadas diretamente pela SESA, utilize o link abaixo: https://saude.es.gov.br/surto-hospital-santa-rita.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas